Atividades de extensão no aprimoramento do processo ensino-aprendizagem na formação de alunos do projeto: “Curso de atualização: aspectos morfofuncionais e clínicos da cabeça e pescoço” na Universidade Federal Fluminense - UFF

Autores

  • Sandra Iara Lopes Seixas Universidade Federal Fluminense image/svg+xml
  • Terezinha de Jesus Sirotheau Corrêa Universidade Federal Fluminense image/svg+xml
  • Caroline de Souza Fortuna Nogueira Universidade Federal Fluminense image/svg+xml
  • Marcelle Gonçalves Zuchelli Universidade Federal Fluminense image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v2i1.1738

Palavras-chave:

extensão universitária, pesquisa, formação profissional

Resumo

O presente trabalho pretende mostrar as atividades extensionistas do Projeto de Extensão “Curso de Atualização: Aspectos Morfofuncionais e Clínicos da Cabeça e Pescoço” da Universidade Federal Fluminense (UFF) e expor sua influência na preparação profissional e desenvolvimento ético profissional junto à sociedade. São abordadas inicialmente questões referentes à importância da pesquisa e da extensão na vida acadêmica e informações sobre o Projeto, o qual se destina a aprimorar a formação de alunos da graduação, pós-graduação e extensão da área biomédica, através da articulação do ensino teórico-prático e da pesquisa, de forma indissociável, além de promover a qualificação de professores não só da UFF como também de outras Universidades, por meio da atualização de temas referentes à Histologia, Embriologia e Anatomia, através de aulas teóricas e práticas, sendo enfatizada a contribuição da extensão e sua importância para o aprimoramento da formação profissional do aluno durante a graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Iara Lopes Seixas, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Patologia, Professora Adjunta do Departamento de Morfologia-Universidade Federal. Fluminense

Terezinha de Jesus Sirotheau Corrêa, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Patologia, Professora Titular do Departamento de Morfologia-Universidade Federal. Fluminense

Caroline de Souza Fortuna Nogueira, Universidade Federal Fluminense

Bolsista de Extensão e Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

Marcelle Gonçalves Zuchelli, Universidade Federal Fluminense

Bolsista de Extensão e Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense.

Referências

ARAÚJO, T. M. E. Vacinação infantil: conhecimentos, atitudes e práticas da população da área Norte/ Centro de Teresina / PI. 132 f, 2005. Tese (Doutorado) – Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

BERNARDI, M. M. A importância da iniciação científica e perspectivas de atuação profissional. Biológico, São Paulo, v. 65, n.1/2, p.101, jan./dez, 2003

BOENISCH, T.; FARMILO, A.J; STEAD, R. H., Immunochenical Staining Methods.Dako Coporation, Carpinteria, 1989.

CALADO, A. J. F. Pesquisa como atividade rotineira da vida acadêmica: limites e possibilidades. Interfaces, Caruaru, v.6, n.2, 2006.

DEMO, P.Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

DRUCKER, P. Sociedade pós-capitalista. Lisboa: Difusão Cultural, 1993.

DUCY, P.; KARSENTY, G. Genetic control of cell differentiation in the skeleton. Curr. Opin. in Cell Biol., v. 10, p. 614, 1998.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC/SESu, 2006.

FREIRE, E. S.; REIS, M. C. C.; VERENGUER, R. C. Educação Física: Pensando a profissão e a preparação profissional. Rev. Mackenzie de Educação e Esporte.São Paulo, n. 1, p. 39-46, 2002.

KANITZ, S. Volta às aulas. Revista Veja, p.21, 16 /02/2000.

KIERSZENBAUM, A. L. Histologia E Biologia Celular ,2ª Edição, Elsevier, Rio de Janeiro, p. 126-146, 2008.

MARINHO, L. A. B. et al. Conhecimento, atitude e prática do auto-exame das mamas em centros de saúde. Rev. Saúde Pública. São Paulo, v. 37, n. 5, p. 576-582, 2003.

MORAIS, J. F. R. Universidade: seus desafios neste final de século.Pró-posições, v.3, n. 2(8), p. 51-65, 1992.

PINTO, A. V. Ciência e existência. São Paulo: Paz e Terra, 1985.

REDE NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Documentos. Plano Nacional de Extensão Universitária, 2001. Disponível em: <http://www.renex.org.br> Acesso em: 10/03/2008.

SKANDALAKIS, J.E. & GRAY, S.W. Embryology for surgeons. Willliams & Wilkins, Baltimore, Maryland, USA, 2 nd ed. Chap. 26, p. 912.

URVEN, E. L.; ERICKSON, C.A.; ABBOTT, U. K.; McCARREY, J. R. Analisys of germ line development in the chick embryo using an anti-mouse EC antibody. Development, v. 103, p. 299-304, 1988.

Downloads

Publicado

2008-12-04

Como Citar

SEIXAS, Sandra Iara Lopes; CORRÊA, Terezinha de Jesus Sirotheau; NOGUEIRA, Caroline de Souza Fortuna; ZUCHELLI, Marcelle Gonçalves. Atividades de extensão no aprimoramento do processo ensino-aprendizagem na formação de alunos do projeto: “Curso de atualização: aspectos morfofuncionais e clínicos da cabeça e pescoço” na Universidade Federal Fluminense - UFF. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.5965/cidea.v2i1.1738. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1738. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.