RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA OPERAÇÃO DO NÚCLEO EXTENSIONISTA RONDON (NER-UDESC)
APONTAMENTOS DA APLICAÇÃO DE UMA OFICINA SOBRE A TEMÁTICA SEXUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5965/2594641205012021171Palavras-chave:
Extensão Universitária, Núcleo Extensionista Rondon (NER), Sexualidade, GêneroResumo
Compreende-se a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão no que cabe à sustentação e formação da instituição universitária, como a etapa de desenvolvimento técnico e profissional da comunidade que representa, atua e se forma nesse espaço. E tendo a ciência de que as práticas interventivas e formativas nesses espaços possuem variação, é pertinente investir na aproximação entre os saberes científicos, populares e, principalmente, humanizados, o que é reforçado pelas ações de extensão. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos a partir da aplicação de uma oficina desenvolvida e aplicada com a temática sexualidade durante uma Operação do Núcleo Extensionista Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina (NER-UDESC) intitulada de Operação Elpídio Barbosa, que ocorreu no município de Joinville no ano de 2015. A sexualidade humana, tema desta oficina, é representada por uma diversidade de aspectos, perspectivas e expressões, no entanto, para o desenvolvimento da oficina em questão, optou-se por focar em três pontos essenciais: identidade de gênero, orientação sexual e sexo biológico. A oficina foi aplicada com três grupos de estudantes, de 13 a 16 anos e teve duração de 90 minutos cada, somando ao todo 50 participantes. A oficina baseou-se na apresentação de um boneco e uma boneca, desenhados em uma folha e representado(a) por três pontos: 1 - a cabeça (espaço das ideias); 2 - o tronco (espaço das emoções); 3 - as genitálias/cromossomos (gênero e interesse sexual); e na motivação aos(as) participantes em apresentarem e compartilharem suas impressões sobre cada um dos pontos. Os resultados apresentados e discutidos neste trabalho foram coletados a partir destes discursos, falas e apontamentos realizados pelos(as) participantes, dos quais podemos destacar: o debate sobre a disposição de um banheiro unissex em empatia com os(as) colegas homossexuais e transgêneros e a minimização da caracterização pelo sexo biológico; as diferenças nos tratamentos no ambiente escolar e familiar demarcadas pelo gênero do(a) estudante; e as reflexões norteadas pelo modo que as relações sociais são constituidas, na percepção fragilizada sobre os discursos verbalizados pelos(as) jovens, e da urgência da legitimação política dos mesmos. Por fim, concluímos com o presente trabalho que a extensão universitária permite que os diálogos entre a teoria e a prática ultrapassem o ambiente acadêmico, e se envolva com a comunidade geral, e que as Operações e Ações do NER-UDESC tem promovido encontros, debates e atividades pautadas na lógica do compartilhamento de saberes e de aproximação entre o ambiente acadêmico e a comunidade. Exposto isso, esperamos que este trabalho contribua para uma maior valorização da extensão universitária, bem como no aumento do interesse de estudantes, professores(as) e técnicos(as) em participar destas ações.
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