DIVULGANDO A CIÊNCIA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: INVESTIGAÇÕES PARCIAIS E SUAS RELAÇÕES COM A QUÍMICA

Autores/as

  • Edemar Benedetti Filho Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Alexandre Donizeti Martins Cavagis UFSCar
  • Luzia Pires dos Santos Benedetti

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464123247

Palabras clave:

Atividades lúdicas. Ensino de Ciências. Formação de Professores.

Resumen

O presente artigo descreve o desenvolvimento de uma história em quadrinhos (HQ), incluindo roteiro, diagramação e arte gráfica, assim como sua aplicação em uma aula de Química, para estudantes de terceiro ano do Ensino Médio. A história se baseia na investigação de um suposto crime, destacando o papel de um químico forense e a importância de seus conhecimentos em Química para elucidação do mistério. O trabalho também envolveu estudantes de licenciatura em Química, cursando estágio supervisionado, além da professora da disciplina, contribuindo assim para a formação inicial e continuada de professores. Os resultados obtidos corroboram o fato de que, quando adequadamente usadas, as HQs representam ferramentas promissoras para divulgação científica, trabalhando habilidades normalmente pouco contempladas no ensino tradicional, favorecendo assim uma melhor integração em sala de aula e auxiliando os professores a aproximar suas práxis pedagógicas de seus alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto I pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Alexandre Donizeti Martins Cavagis, UFSCar

licenciado em Química e bacharel em Química Tecnológica, mestre e doutor em Bioquímica pela UNICAMP, PhD e pós-doutorado pela University of Groningen (Holanda), é docente da UFSCar, campus Sorocaba, SP – BR

Luzia Pires dos Santos Benedetti

licenciada em Química, mestre em Química Analítica pela UFSCar.

Citas

ALMEIDA, L. T. G.; AYALA, J. D.; QUADROS, A. L. As videoaulas em foco: que contribuições podem oferecer para a aprendizagem de ligações químicas de estudantes na educação básica? Química Nova na Escola, v. 40, n. 4, p. 287-296, 2018.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 2000.

CABELLO, K. A. S.; ROCQUE, L. L.; SOUZA, I. C. F. Uma história em quadrinhos para o ensino e divulgação da hanseníase. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 1, p. 225-241, 2010.

CALAZANS, F. M. A. História em quadrinhos na escola. São Paulo: Editora Paulus, 2004.

CAVALCANTE, K. S. B.; SILVA, F. C.; MACIEL, A. P.; LIMA JUNIOR, J. A. S.; RIBEIRO, J. S. S.; SANTOS, P. J. C.; PINHEIRO, A. E. P. Educação ambiental em histórias em quadrinhos: recurso didático para o ensino de ciências. Química Nova na Escola, v. 37, n. 4, p. 270-277, 2015.

CHATEAU, J. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2010.

FRANCISCO JÚNIOR, W. E.; UCHÔA, A. M. Desenvolvimento e avaliação de uma história em quadrinhos: uma análise do modo de leitura dos estudantes. Educación Química, v. 26, n. 2, p. 87-93, 2015.

FRANCISCO JÚNIOR, W. E.; GAMA, E. J. S. História em quadrinhos para o ensino de química: contribuições a partir da leitura de licenciandos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 1, p. 152-172, 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIRON, L. A. A dublagem venceu as legendas. Revista Época. Ed. Globo. v. 6, n. 6, p. 32-33, 2012.

IANESKO, F.; ANDRADE, C. K.; FELSNER, M. L.; ZATTA, L. Elaboração e aplicação de histórias em quadrinhos no ensino de ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 5, p. 105-125, 2017.

IWATA, A. Y.; LUPETTI, K. O. Histórias de vidro em quadrinhos: o ensino e a divulgação científica de conceitos sobre o vidro. Revista eletrônica Ludus Scientiar, v. 1, n. 1, p. 75-92, 2017.

KAWAMOTO, E. M.; CAMPOS, L. M. L. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do ensino fundamental. Ciências & Educação, v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014.

LEFÈVRE, F. Discurso do Sujeito Coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: EDUCS, 2003.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MOREIRA, M. A. & KROFF, E. D. O questionário como instrumento de coleta de informações sobre o ensino. In: Moreira, M. A. (org). Ensino na universidade: sugestões para o professor. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1985.

MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

NETO, H. S. M.; PINHEIRO, B. C. S.; ROQUE, N. F. Improvisações teatrais no ensino de química: interface entre teatro e ciência na sala de aula. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 100-106, 2013.

OLIVEIRA, A. L.; OLIVEIRA, J. C. P.; NASSER, M. J. S.; CAVALCANTE, M. P. O jogo educativo como recurso interdisciplinar no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 40, n. 2, p. 89-96, 2018.

PIZARRO, M. V. As histórias em quadrinhos como linguagem e recurso didático no ensino de ciências. VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. 2009.

SANTOS, V. J. R. M.; SILVA, F. B.; ACIOLI, M. F. Produção de histórias em quadrinhos na abordagem interdisciplinar de biologia e química. Renote, v. 10, n. 3, p. 1-8, 2012.

SANTOS, R. E. A história em quadrinhos na sala de aula. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Belo Horizonte: Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais, de 02 a 06 de setembro de 2003.

SILVA, M. P.; KIOURANIS, N. M. M. A música e o ensino de química. Química Nova na Escola, v. 28, n. 1, p. 28-31, 2008.

SILVA, J. L.; SILVA, D. A.; MARTINI, C.; DOMINGOS, D. C. A.; LEAL, P. G.; BENEDETTI-FILHO, E.; FIORUCCI, A. R. A utilização de vídeos didáticos nas aulas de química do ensino médio para abordagem histórica e contextualizada no tema vidros. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 189-200, 2012.

SOARES, M. H. F. B.; CRUZ, T. M. G. S. H´química: o uso dos quadrinhos para o ensino de radioatividade. Temporis(ação), v. 16, n. 2, p. 289-307, 2016.

TESTONI, L. A. & ABID, M. L. V. S. A utilização de histórias em quadrinho no ensino de física. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo – SP, 2003.

VERGUEIRO, W. C. S. As histórias em 10 quadrinhos. Folha de São Paulo, São Paulo, 2004.

VERGUEIRO, W. C. S.; RAMA, Â. Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

VILLELA, G. C.; OLIVEIRA, S. & LAUDARES, F. A. L. Histórias em quadrinhos para o ensino de física: um método simples de construção. Anais do XIII Congresso Nacional de Educação, Curitiba – PR, 2017.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. In: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. 7º ed., São Paulo: Martins Fontes, 2007.

_______, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Publicado

2023-06-19

Cómo citar

BENEDETTI FILHO, Edemar; CAVAGIS, Alexandre Donizeti Martins; BENEDETTI, Luzia Pires dos Santos. DIVULGANDO A CIÊNCIA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: INVESTIGAÇÕES PARCIAIS E SUAS RELAÇÕES COM A QUÍMICA. Ciudadanía en Acción: Revista Extensión y Cultura, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 47–64, 2023. DOI: 10.5965/259464123247. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/16408. Acesso em: 23 nov. 2024.