CONSCIENTIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE CAMPANHA DE MEDULA ÓSSEA

Authors

  • Samir Antonio Rodrigues Abjaude Universidade Estadual Paulista
  • Maria Thereza de Andrade Pereira Santos Universidade Federal de Alfenas
  • Wagner Costa Rossi Junior Universidade Federal de Alfenas
  • Alessandra Esteves Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v7i1.3268

Abstract

O transplante de medula óssea representa uma medida terapêutica bem sucedida para determinadas doenças, mas necessita de uma compatibilidade HLA mais próximo possível entre o doador e o paciente. A chance de se encontrar um doador compatível torna-se uma dificuldade, pois a relação é de uma medula compatível em cada cem mil no Brasil. Esta possibilidade de compatibilidade tende a aumentar quando há um maior número de doadores cadastrados. O projeto ADOTE UMA VIDA surgiu em 2009 com o intuito de sensibilizar as pessoas da importância da doação de órgãos e tecidos, abordando inicialmente o tema doação de órgãos e a doação de córnea. Após a discussão dos resultados deste primeiro ano de atividade, surgiu a ideia dos integrantes em abordar a cada ano um novo tema, como a doação de medula óssea em 2010. O projeto percorreu escolas de Alfenas-MG e realizou campanhas educativas. Houve também a aplicação de formulários antes das palestras, que permitiu a avaliação das atitudes dos participantes e estabelecer novas metas para o projeto. A maior conscientização do projeto foi para 1.145 pessoas e ocorreu em 2011 para divulgar com a Campanha de Doação de Medula Óssea organizada pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNIFAL-MG e seus colaboradores, incluindo o projeto ADOTE UMA VIDA, obtendo 1.800 cadastros. O projeto ADOTE UMA VIDA teve grande impacto na abordagem de medula óssea, pois além de ministrar palestras e levantar o problema, também conseguiu participar da intervenção na realização da campanha.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Samir Antonio Rodrigues Abjaude, Universidade Estadual Paulista

Mestrando em Ciências Farmacêuticas na Universidade Estadual Paulista. Farmacêutico Generalista formado na Universidade Federal de Alfenas-MG. Experiência com destaque na área de Atenção Farmacêutica, com ênfase em Farmacovigilância.

Maria Thereza de Andrade Pereira Santos, Universidade Federal de Alfenas

Acadêmica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas.

Wagner Costa Rossi Junior, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alfenas (1994), mestrado em Biologia Patologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Biologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana. Atua nos seguintes temas: anatomia; osso, eletromiografia; acupuntura

Alessandra Esteves, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdades Integradas da Fundação de Ensino Octávio Bastos (2001),especialista em Anatomia Comparada Humana e Animal pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (2006) com área de concentração em Anatomia. Atualmente é docente da Universidade Federal de Alfenas como Adjunto II. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia comparada Humana e Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuroanatomia estrutural e funcional

Published

2013-12-31

How to Cite

ABJAUDE, Samir Antonio Rodrigues; SANTOS, Maria Thereza de Andrade Pereira; ROSSI JUNIOR, Wagner Costa; ESTEVES, Alessandra. CONSCIENTIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE CAMPANHA DE MEDULA ÓSSEA. Citizenship in Action: Extension and Culture Magazine, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2013. DOI: 10.5965/cidea.v7i1.3268. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/3268. Acesso em: 21 nov. 2024.