INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE WITH GEOLOGY AND ANTHROPOLOGY IN THE EXTENSION PROJECT “AWAKENING THE AMAZON BIOME THROUGH THE FIVE SENSES”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641209022025e125

Keywords:

university extension, geosciences, anthropology, Amazonian culture, intercultural education, science teaching

Abstract

This article presents an experience report developed as part of the university extension project “Awakening the Amazon Biome through the Five Senses,” which fosters dialogue between science, culture, and the school community. The activities took place in public schools in the city of Boa Vista, state of Roraima, through Geology and Anthropology exhibitions aimed at elementary and high school students. The project sought to integrate academic knowledge and local wisdom through participatory methodologies, the use of symbolic elements, and sensory experiences. The results reveal a strengthened sense of belonging among students to the Amazon territory, sparking scientific curiosity and recognition of local ethnic and cultural diversity. The experience reaffirms the transformative role of university extension in promoting meaningful learning and valuing regional knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lena Simone Barata Souza, Universidade Federal de Roraima

PhD in Geosciences from the University of São Paulo (USP), Master's degree in Geophysics from the Federal University of Pará (UFPA), and Bachelor's degree in Geology from the Federal University of Amazonas (UFAM). Associate Professor III in the Department of Geology, Institute of Geosciences, at the Federal University of Roraima (UFRR). She serves as a supervisor and faculty member in the graduate programs: Natural Resources (PRONAT/UFRR); Intellectual Property and Technology Transfer for Innovation (PROFNIT/UFRR); and Geography (PPG-GEO/UFRR). Her work focuses on Geophysics and Environmental Geology, conducting research on solid waste, environmental remediation of landfills and cemeteries, and their potential subsurface contamination risks, as well as environmental risk assessment and sustainable use of water resources. She is the leader of the Caimbé – Geosciences Research Group of Roraima and the Coordinator of the UFRR Geosciences Museum (MuGEO).

Jackson Douglas Silva da Paz, Universidade Federal de Roraima

Professor at the Federal University of Roraima since July 2015. Previously, he served as an Associate Professor at the Federal University of Mato Grosso from 2007. He was affiliated with the Federal University of Amazonas (UFAM) as a DCR researcher and with the Emílio Goeldi Museum during his postgraduate studies. He holds a Bachelor's degree in Geology from the Federal University of Amazonas (1998), a Master's degree in Geology and Geochemistry from the Federal University of Pará (2000), and a PhD in Geology and Geochemistry from the same institution (2005).

Manuela Souza Siqueira Cordeiro, Universidade Federal de Roraima

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN/UFRJ), mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais de Agricultura, Desenvolvimento e Sociedade (CPDA/UFRRJ) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), com um período sanduíche na University of Fairfield, USA. Possui estágio pós-doutoral pelo Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território na Universidade de Aveiro, Portugal. Tem como principais áreas de atuação - Trajetórias de migração e ocupação de territórios; Saberes locais; Conflitos e sobreposições de terras; Família; gênero; Política fundiária. Professora associada do curso de bacharelado em antropologia, professora permanente da pós-graduação em antropologia social (PPGANTS) no Instituto de Antropologia (INAN), membro do Laboratório de Pesquisa e Extensão sobre o Rural de Roraima (LABORR), pesquisadora do Núcleo de Antropologia da Política (NuAP/PPGAS/UFRJ), coordenadora do Comitê de Pesquisa 02 - Ruralidades e lutas sociais no campo da Sociedade Brasileira de Sociologia, membro do Conselho Consultivo da Rede de Estudos Rurais (2024-2025), do GT Anpocs Pública (2023-2024) e da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Associação Brasileira de Antropologia (2023-2024). Atuou como professora visitante por d

Simone Rodrigues Silva, UFRR

Professora Associada da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com atuação no Departamento de Química desde 2013, em regime de dedicação exclusiva. Possui Doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ênfase em Química Inorgânica e Bioinorgânica, desenvolvendo pesquisa na área de complexos metálicos com potencial aplicação como agentes de contraste e antitumorais. É Mestre em Química pela UFRR, com experiência em análise físico-química e composição de óleos vegetais regionais, e possui graduação em Química também pela UFRR.Atua nas áreas de Química Bioinorgânica Ambiental e Ensino de Química. Participa ativamente de comissões acadêmicas, colegiados e conselhos da universidade. Recebeu prêmios e distinções por sua atuação em pesquisa, ensino e orientação de alunos de iniciação científica. Também possui experiência em Educação a Distância e tem interesse em projetos voltados à inovação didática e à aplicação de conhecimentos químicos em contextos amazônicos.

André Luiz Baptista Galvão, Universidade Federal de Roraima

André Galvão possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - Campo Grande (MS) (2004), fez residência médica em Clínica Médica de Pequenos Animais pela FCAV/Unesp - Jaboticabal (SP) (2008) e Mestrado e Doutorado em Clínica Médica de Pequenos Animais com ênfase em Nefrologia e Urologia Veterinária pela mesma instituição de ensino superior (IES) (2010/2014). Possui experiência em atendimento Hospitalar na área de Clínica Médica de Pequenos Animais, participou do programa de treinamento profissional em Nefrologia e Urologia no Hospital Veterinário - Governador Laudo Natel no período correspondente ao mestrado e doutorado e trabalhou como Médico Veterinário no Hospital Veterinário Dr. Halim Atique do Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) durante o período de 2014 a 2018. Ademais, na mesma IES e no mesmo período, exerceu a função de docente no curso de Medicina Veterinária, ministrando aulas nas disciplinas de Clínica Médica e Terapêutica de Pequenos Animais I e II, Semiologia e Patologia Clínica para a graduação. Ministrou aulas no curso de Pós-graduação Lato Sensu; em Medicina Veterinária, nas disciplinas de Gastroenterologia Veterinária, Urologia e Nefrologia Veterinária e Neurologia Veterinária no Módulo de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais do UNIRP (2014-2016). Contribuiu em atividades de pesquisa junto aos graduandos e aprimorandos do curso de Medicina Veterinária de diferentes unidade de ensino com apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais e, até no presente momento, publicou 54 artigos, sendo que desses 54 artigos publicados, foi o primeiro ou último autor em 23. Adicionalmente, é autor de um livro O Plantonista (conhecimentos básicos de medicina veterinária intensiva em pequenos animais) e possui a participação em 19 capítulos de livros. Na mesma Faculdade de Medicina Veterinária Unesp Araçatuba-SP, ministrou aulas na graduação do Curso de Medicina Veterinária, como Professor Substituto, na disciplina de Clínica Médica de Pequenos Animais (concurso edital 11/2018, FMVA-UNESP) (2018), no mesmo período na mesma IES, como Professor Convidado, ministrou aulas como colaborador nas disciplinas de Enfermidades Infecciosas dos Animais e Semiologia. Ministrou aula de Clinica Médica de Pequenos Animais, Semiologia, Patologia Clínica e Doenças Infecciosas na Universidade de Araraquara (UNIARA) (2019 - 2020). Na Unigran foi docente da disciplina de clínica médica de pequenos animais (2021). Coordenou várias ações de Educação Socioambiental quando docente no UNIRP e na UNIARA em destaque em São José do Rio Preto participou do Inquérito Sorológico Canino na Pesquisa da Leishmaniose Visceral Canina e ainda coordenou palestras realizadas em Instituições assistidas pelo Sistema Único de Saúde - AMICC, com o foco no controle e prevenção de Zoonoses (2018/2019). Atualmente, é docente da UFRR ministrando a disciplina de Clínica Médica de Pequenos Animais. Como supracitado, apresenta perfil de trabalho em equipe, demonstrando satisfação, compromisso e seriedade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

References

CAMPOS, Carlos Roberto Pires; SUANNO, Sérgio Benachio; SILVA, Renderson Albino. Ensino por investigação sobre geologia de rochas ornamentais, em busca da aprendizagem significativa. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 20, p. 1–10, e024028, 2024. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8677362.

CONSTANTE, Andreia; VASCONCELOS, Clara. Actividades lúdico-práticas no ensino da geologia: complemento motivacional para a aprendizagem. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 101–124, 2015. DOI: 10.20396/td.v6i2.8637467. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637467.

CANDEIRO, Carlos Roberto dos Anjos; MOREIRA, Suely Aparecida Gomes; DIAS, Tamires do Carmo. Contribuição da Ciência da Terra para a formação científica na Educação Básica: produção de materiais didáticos e práticas de Ciências Naturais. Ensino em Re-Vista, v. 27, p. 1451-1466, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27nEa2020-12.

COSTA, Silas Samuel do Santos; MUSSE, Narla Sathler de Oliveira; FILLIPPI, Rafael Rabelo; COSTA, Lucas dos Santos; SILVA, Mayara Maria Mendes da. Educação e didática no Ensino Fundamental: aprendendo geociências com kits de minerais e rochas. Revista Educação (UFSM), v. 46, p. 1–29, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644442481.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Marcel de Almeida. Antropologia e educação escolar: a educação indígena, o combate à misoginia, à LGBTTfobia e à discriminação contra a cultura afro-brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, e26064, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-469826064.

LEAL, Ione Oliveira Jatobá; SANTOS, Ivaneide Silva dos; ARAÚJO, Joseane Gomes de. Ensino de geografia com o Atlas escolar municipal: experiências extensionistas com professores dos anos finais do ensino fundamental. Educar em Foco, Curitiba, v. 1, n. 36, 2025. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v1i36.95267.

Nascimento, Adir Casaro, Vieira, Carlos Magno Naglis, Aguilera Urquiza, Antonio Hilário. (2024). Indígenas na universidade: possibilidades de construção de uma pedagogia intercultural. Perspectiva, v. 42, n. 3, p. 1–13. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93358.

NASCIMENTO, Maria Rosemi Araujo do. Cultura, diversidade e diretrizes para a educação escolar indígena. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 1934-1956, 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1934-1956.

PARENTE, Francilene de Aguiar; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; SILVA, Luciana Costa da. Culturas silenciadas na Amazônia: a Lei nº 11.645/2008 e a temática indígena no livro didático de História. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 31, 2022. DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.14213.

PINTO, Viter Magalhães; PEREIRA, Vaneza Barreto; CARDOZO, Emanuélle Soares; CAMPOS, Suyane Gonçalves de; ALVES, Johny Barreto; VARGAS, Vitor Mateus Lopes. O vídeo como recurso inovador na introdução das geociências no ensino fundamental. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 94-107, 2021. DOI: https://doi.org/10.15210/ee.v27i1.21771.

PONTE, Maxwell L.; PIRANHA, Joseli M. Estratégias e recursos educacionais para inserção das Geociências na educação básica. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 4, p. 431–438, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i4.8654193. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654193.

SANTOS, Daniel Pereira dos; SANTOS, Paulo Sérgio dos; RODRIGUES, Rodrigo Moreira; FEITOSA, Sérgio Stênio Andrade; CARNEIRO, Vanderson Gonçalves. Relato de experiência do banco comunitário de desenvolvimento Jardim Botânico. Educar em Foco, Curitiba, v. 1, n. 36, 2025. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v1i36.94142.

SILVA, Edson Hely. A temática indígena e o ensino: reflexões históricas e antropológicas. Antropologia & Sociedade -Revista do Laboratório de Antropologia, Arqueologia e Bem-Viver da UFPE, v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/antropologiaesociedade/article/view/257832/43644.

SILVA, Rosely Vaz Bernardes; ALMEIDA, Claudio Magalhães de; PORTO, Marcelo Duarte. Ensino de geociências: paleontologia e geologia uma abordagem baseada na aprendizagem significativa. Revista Mirante, Anápolis, v. 11, n. 7, 2018. ISSN 1981-4089. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/mirante/article/view/7976/5545.

Published

2025-12-19

How to Cite

BARATA SOUZA, Lena Simone; SILVA DA PAZ, Jackson Douglas; SOUZA SIQUEIRA CORDEIRO, Manuela; RODRIGUES SILVA, Simone; BAPTISTA GALVÃO, André Luiz. INTERDISCIPLINARY EXPERIENCE WITH GEOLOGY AND ANTHROPOLOGY IN THE EXTENSION PROJECT “AWAKENING THE AMAZON BIOME THROUGH THE FIVE SENSES”. Citizenship in Action: Extension and Culture Magazine, Florianópolis, v. 9, n. 2, 2025. DOI: 10.5965/2594641209022025e125. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/27366. Acesso em: 19 dec. 2025.