Extensão e divulgação científica: a contribuição de projetos de extensão na formação dos universitários
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464120702202351Palavras-chave:
extensão, divulgação científica, educação científica, formação acadêmicaResumo
É perceptível a importância de projetos de extensão para a formação docente, assim como a relevância social de ações voltadas à educação e divulgação científica. Assim, buscamos discutir como projetos de extensão do Instituto de Biologia da UnB contribuem para a educação e divulgação científica por meio da análise das atividades desenvolvidas. A metodologia consiste na análise documental de projetos de extensão, além de questionários voltados aos coordenadores e extensionistas. Acredita-se que a participação nesses projetos contribui para a formação do estudante, uma vez que, além de permitir o contato com a comunidade externa, a interação entre teoria e prática, a troca de conhecimento, e o contato com a atividade profissional, possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes às diversas atuações dos universitários.
Downloads
Referências
ABREU, Caroline Figueiredo Belo. Avaliação da extensão universitária: reflexões sobre o fazer extensionista na Universidade de Brasília. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNB_5466e173778dd89e200b3844a4c9d2e5. Acesso em: 16 out. 2023.
ALBAGLI, Sarita. Divulgação Científica: informação científica para a cidadania. Ciência da Informação, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez. 1996. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639. Acesso em : 16 out. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reta e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BIONDI, Daniela; ALVES, Gabriela Cardozo. A extensão universitária na formação de estudantes do curso de Engenharia Florestal – UFPR. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.], v. 26, 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3357. Acesso em: Acesso em : 16 out. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República [2022?]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 04 jul. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República, [2022?]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 12 jun. de 2022.
BRASIL. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei no 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional da Educação -PNE 2014-2024 e dá outras providências. Conselho Nacional da Educação - CNE, [2018?]. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf?query=revogacao. Acesso em: 12 jun. de 2022.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, [S. l.], v. 15, n. 1esp, p. 1-12, 2010. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585. Acesso em: 16 out. 2023.
BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico no Brasil: compromissos de uma prática dependente. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, 1984.
BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo científico: revisitando o conceito. In: VICTOR, C.; CALDAS, G.; BORTOLIERO, S. (org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print, 2009. p. 157-78.
CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Informação & Sociedade: Estudos, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 89-104, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/23109. Acesso em: 16 out. 2023.
DIEMER, Merlin Janina. A extensão universitária como possibilidade de formação integral: evolução, sujeitos envolvidos, aprendizagem e inserção curricular. In: CERETTA, Luciane Bisognin; VIEIRA, Reginaldo de Souza. Inserção curricular da extensão: aproximações teóricas e experiências: volume VI. Criciúma: UNESC, 2019. p. 29-54.
DANTAS, Luiz Felipe Santoro; DECCACHE-MAIA, Eline. Scientific Dissemination in the fight against Fake News in the Covid-19 times. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e797974776, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4776. Acesso em: 16 out. 2023.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Estatuto e Regimento Geral. Brasília, DF: Editora UnB, 2011. Disponível em: https://www.unb.br/images/Noticias/2016/Documentos/regimento_estatuto_unb.pdf. Acesso em: 13 ago. 2022.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Resolução CEPE nº 60/2015. Disponível em: https://www.dex.unb.br/sobre-camara/category/13-resolucoes-da-?start=20. Acesso em: 05 jul. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOULART, Audemaro Taranto. A importância da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica. Horizonte – Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 60-73, 2004.
INSTITUTO BRASILEIRO DE LETRAMENTO CIENTÍFICO; FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ILC - Indicador de Letramento Científico: Sumário executivo de resultados. [2014?]. Disponível em: http://iblc.org.br/wp-content/uploads/2018/01/1-relatorio-executivo-ilc-fcc.pdf. Acesso em: 04 jul. 2022.
LORENZETTI, Cristina Spolti; RAICIK, Anabel Cardoso; DAMASIO, Felipe. Divulgação Científica: Para quê? Para quem? — Pensando sobre a História, Filosofia e Natureza da Ciência em uma Revisão na Área de Educação Científica no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], p. e29395, 1–27, dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/29395. Acesso em: 07 ago. 2022.
MAGALHÃES, Cíntia Emanuelly Ramos; SILVA, Evanilda Figueiredo Gonçalves da; GONÇALVES, Carolina Brandão. A interface entre alfabetização científica e divulgação científica. Areté, Manaus, v. 5, n. 9, p. 14-28, ago./dez., 2012. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/3090. Acesso em: 16 out. 2023.
MARTINS, Eliecília de Fátima. Extensão como componente curricular: oportunidade de formação integral e de solidariedade. Ciências & Cognição, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 201-209, jul. 2008.
MENEZES, João Paulo Cunha. Contribuição da extensão universitária na formação inicial docente em Ciências Biológicas. Interfaces, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 74-85, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19548. Acesso em: 16 out. 2023.
NORRIS, Stephen P.; PHILLIPS, Linda M. How literacy in its fundamental sense is central to scientific literacy. Science Education, [S. l.], v. 87, n. 2, p. 224-240, 2003. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.10066. Acesso em: 16 out. 2023.
NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; DA CRUZ SILVA, Maria Batista. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-estar e Sociedade, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/60. Acesso em: 16 out. 2023.
RESENDE, Juliana Cavalcanti et al. Importância da iniciação científica e projetos de extensão para graduação em medicina. Revista brasileira de ciências da saúde, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 11-18, 2013.
SANTOS, João Henrique de Sousa; ROCHA, Bianca Ferreira; PASSAGLIO, Kátia Tomagnini. Extensão Universitária e formação no Ensino Superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 23-28, 2016. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3087. Acesso em: 16 out. 2023.
SOUSA, Taciana Alves; ALMEIDA, Diélen dos Reis Borges. Divulgação científica na UFU: as ações que levam as pesquisas para fora da universidade. Revista do EDICC, v. 6, p. 223-234, jun. 2020. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/6439. Acesso em: 16 out. 2023.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Tire suas dúvidas sobre o SIGAA. 2020. Disponível em: https://noticias.unb.br/67-ensino/4317-tire-suas-duvidas-sobre-o-sigaa. Acesso em: 13 ago. 2022.
VICENTE, Natalí Ilza; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; SENA, Tito. A divulgação científica em redes sociais na internet: proposta de metodologia de análise netnográfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: ANCIB, 2015. p. 1-20.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.