Ações extensionistas em tempos de pandemia: elaboração de matérias para o ensino de línguas (português/Libras) aos alunos surdos do ensino fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.5965/cidea.v6i2.22223Palavras-chave:
ações extensionistas, ensino de portugês para surdos, adaptação de atividades, ensinoResumo
A proposta do presente artigo é apresentar o modo como as atividades de um projeto de extensão universitária, cujo objetivo principal é produzir recursos e materiais didáticos para o ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos, foram adaptadas durante os dois anos de pandemia de Covid-19, situação sanitária que assolapou as relações sociais e, em consequência, as atividades acadêmicas no Brasil e no mundo. Todas as atividades do projeto, anteriormente planejadas no modelo presencial, precisaram passar por um processo de reconfiguração que atendesse tanto as demandas do projeto como as possibilidades tecnológicas existentes naquele momento. Observaram-se pontos positivos e negativos nas adaptações que se fizeram necessárias. Por fim, verificou-se que algumas atividades adaptadas, já que bastante produtivas, podem ser mantidas nos planejamentos futuros das ações extensionistas do projeto.
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