Pescadores de caranguejo de São Caetano de Odivelas/PA: o saber e o fazer na perspectiva da etnomatemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X05092017141Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar saberes e fazeres presentes nas atividades laborais de pescadores de caranguejo do município de São Caetano de Odivelas, Estado do Pará. A fundamentação teórica está situada na perspectiva da Etnomatemática, com base em D’Ambrósio (2002), Barton (2004) e Vergani (2007). A pesquisa apresenta um conteúdo analítico constituído por meio de entrevistas, diálogos informais, registros fotográficos e audiovisuais, que constituem a fonte de informações para as análises. No desenvolvimento da pesquisa, destacamos os saberes tradicionais envolvidos na pesca de caranguejo e os reflexos do envolvimento entre o homem e natureza. Tal envolvimento é um elo entre o saber e o fazer compactuados no processo de difusão de conhecimentos dentro desse contexto sociocultural.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.