História da Matemática em Vídeos: Uma Produção Acerca da Origem das Geometrias Não Euclidianas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X05092017040Resumo
Reconhecendo que o avanço das tecnologias tem influenciado o modo como as pessoas pensam, se comunicam, adquirem informação, entre tantas outras ações que são inerentes a vida do ser humano, entende-se que inserção das tecnologias no contexto escolar torna-se, cada vez mais, algo indispensável. Entre estas tecnologias, pode-se citar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) as quais oferecem inúmeros recursos que podem favorecer os processos de ensino e de aprendizagem, sendo os vídeos didáticos um destes recursos que podem favorecer os processos de ensino e de aprendizagem. Devido aos seus diversos recursos, o vídeo possibilita explorar diversos conceitos de forma objetiva e lúdica. Outro aspecto a se considerar, é que a História da Matemática é um recurso didático que pode contribuir para compreensão dos conceitos matemáticos, a partir dos elementos históricos que possibilitaram estes conceitos surgirem. Assim, defendemos que é possível aliar os vídeos didáticos a História da Matemática e, assim, este trabalho tem como objetivo propor uma forma de se elaborar vídeos didáticos baseados na História da Matemática que podem ser explorados em sala de aula. Para tanto, apresentaremos esta proposta por meio de uma exemplificação: a produção de um vídeo que explora a origem das geometrias não euclidianas, destacando os passos que foram seguidos até a elaboração final desse vídeo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.