Oficina usos possíveis do soroban em uma proposta de educação libertadora
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0103Palavras-chave:
educação matemática, inclusão, sorobanResumo
O presente texto é resultado do produto educacional: Oficina usos possíveis do soroban em uma proposta de educação libertadora, desenvolvido em uma escola municipal de Florianópolis, com o objetivo de promover a consolidação dos saberes matemáticos adição, subtração e valor posicional junto aos estudantes do 3º ano do ensino fundamental, alinhado a uma proposta de educação libertadora. Foram realizados ciclos de oficinas matemáticas utilizando o instrumento de cálculo milenar, tradicionalmente oriental, ajustado para acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Durante o período de um semestre, foram realizadas oficinas semanais, nas quais os estudantes tiveram a oportunidade e o desafio de construir novas possibilidades de compreender os conceitos matemáticos citados de maneira colaborativa, considerando o aporte teórico freiriano que consiste em rigor metodológico, produção de conhecimento novo e reconhecimento dos saberes existentes, como fundamentos da prática para a liberdade. Na fase metodológica, adotou-se uma abordagem qualitativa, explorando as interações durante as oficinas por meio de observações sistematizadas e registros em diário de campo. Os resultados indicam um aumento significativo na compreensão dos conceitos matemáticos e maior engajamento de todos. Estes achados sugerem que o Soroban, além de ser um instrumento inclusivo, promove equidade no processo de aprendizagem matemática, corroborando com a premissa freiriana de que a educação deve ser conduzida como prática da liberdade.
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