Representatividade de mulheres negras na política: um jogo didático elaborado para as aulas de sociologia
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0101Palavras-chave:
jogo didático, mulheres na política, Lei 10.639/2003, sociologiaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o produto educacional Representatividade na Política originado do produto educacional de um mestrado profissional em educação. Trata-se de um jogo didático, de cartas e de tabuleiro, que se desenrola em uma Comissão Parlamentar da Câmara das/os Deputadas/os e tem por objetivo conseguir votos nas audiências públicas para aprovações de Projetos de Lei (PL) com temáticas de combate ao racismo. A temática abordada no jogo didático se justifica pelo contexto de desigualdade de gênero e raça, presente no Brasil, que se apresenta como um processo histórico, econômico e social. Essa desigualdade se materializa, entre outros espaços, na política institucional, onde mulheres negras encontram-se historicamente sendo sub-representadas em diversos cargos políticos. O jogo foi elaborado com o intuito de ser aplicado nas aulas de sociologia com estudantes do ensino médio e encontra-se apoiado na educação orientada pelas leis n° 10.639/2003 e 11.645/2008. A ideia inicial de construção do jogo, entre outros motivos, foi de produzir um material didático com a discussão das relações étnico-raciais e o ensino de sociologia. Por meio dele, busca-se oferecer ferramentas que possam ser utilizadas como brechas para atuar no contexto da atual Reforma do Ensino Médio, regulada pela lei federal n° 13.415/2017, em que as áreas do conhecimento vêm perdendo o seu teor científico e crítico.
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