Educomunica com ação - Formando professores em educomunicação
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0123Palavras-chave:
educomunicação, formação de professores, tecnologias digitais de informação e comunicação, prática pedagógica educomunicativaResumo
Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento do Produto Educacional 'Educomunica com Ação: formando professores para atuarem em Educomunicação'. Deste modo, descrevemos a construção deste Produto Educacional (PE), que transcorreu em paralelo com a dissertação do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade de Santa Catarina, intitulada 'Formação de Professores em Práticas Pedagógicas Educomunicativas'. Pretende-se, aqui, abordar os passos seguidos a fim de que os elementos integrantes da pesquisa fossem inseridos como parte do PE, fundamentando o processo, incluindo sua validação. Neste contexto, abordamos a metodologia utilizada para desenvolver esta formação voltada a professores do Ensino Fundamental I do Município de Joinville, explanando seus questionamentos iniciais, os quais colaboraram para gerar o Produto Educacional em questão. Também abordamos os processos integrados por questionário aplicado, revisão de literatura, grupo focal, análise de práticas pedagógicas educomunicativas (PPE) que culminaram em um projeto-piloto; e que por conseguinte contribuíram na construção do produto final. A partir da análise de todos esses elementos foi possível a criação de uma formação para professores, tendo como o tema a Educomunicação. Para divulgação e replicabilidade, o PE foi desenvolvido em duas versões: um Guia em PDF e um site educacional. Discutimos ainda os resultados obtidos desde a finalização desse processo até a publicação e divulgação deste artigo.
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Referências
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