Radioactivity 1.0: um produto educacional para uso em aulas de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0134

Palavras-chave:

RPG, radioatividade, energia nuclear, ensino de física, ensino médio

Resumo

As reflexões contidas neste artigo advém de uma pesquisa mais abrangente que objetivou investigar as contribuições do Role-Playing Game (RPG) para qualificação do processo de ensino-aprendizagem de Física no Ensino Médio. Para alcançar o objetivo proposto, fez-se necessário elaborar e implementar um Produto Educacional, intitulado Radioactivity 1.0, que consiste em uma Sequência Didática estruturada em quatro etapas com finalidades específicas e articuladas entre si, compondo a narrativa de uma aventura de RPG que explora temas relacionados à radioatividade e a energia nuclear. A implementação do PE ocorreu em uma turma da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Pelotas-RS, durante os meses de junho e agosto de 2022. Durante o período de intervenção, foram coletados dados mediante diversos instrumentos, contudo, para este artigo, deu-se enfoque aos dados coletados através das gravações de áudio das aulas e a análise ocorreu no âmbito qualitativo. Os resultados obtidos indicam que o PE foi capaz de despertar o interesse e auxiliar os estudantes na construção do conhecimento sobre radioatividade e energia nuclear. Além disso, o RPG se mostrou uma ferramenta muito versátil, não exigindo materiais sofisticados e permitindo a adaptação de suas aventuras de acordo com os interesses e/ou necessidades dos participantes. 

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Biografia do Autor

Renata Belmudes Schneider

Mestra em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville/Santa Catarina/Brasil.

Luiz Clement, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professor Associado do Departamento de Física e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville/Santa Catarina/Brasil.

Avanilde Kemczinski, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Professora Associada do Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville/Santa Catarina/Brasil. 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

SCHNEIDER, Renata Belmudes; CLEMENT, Luiz; KEMCZINSKI, Avanilde. Radioactivity 1.0: um produto educacional para uso em aulas de Física. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0134, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0134. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24779. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias