Trilhando caminhos interdisciplinares na formação de professores em Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0137

Palavras-chave:

ciências da natureza, interdisciplinaridade, novo ensino médio

Resumo

Este texto apresenta um conjunto de abordagens destinadas a assegurar que as aulas de Ciências da Natureza no âmbito do Novo Ensino Médio (NEM) se desenrolem de maneira contextualizada, interdisciplinar e centrada na incorporação tecnológica. A pesquisa subjacente a este Produto Educacional (PE) teve por finalidade examinar a eficácia de uma proposta didático-pedagógica vinculada a uma trilha de aprofundamento nas Ciências da Natureza, adotando uma perspectiva interdisciplinar, visando facilitar a promoção de um processo formativo docente integral e colaborativo. A implementação do produto ocorreu no segundo ano do Ensino Médio em uma escola pública em Santa Catarina. O PE, por sua vez, se materializa como uma sequência de atividades concebidas para fomentar o protagonismo do aluno em um contexto interdisciplinar forjado por professores em ação. A construção e a análise de dados para a pesquisa foram conduzidas através de relatos escritos providenciados pelas professoras responsáveis pela aplicação do PE durante o processo de planejamento das atividades. A perspectiva é que este PE possa fornecer fundamentos para analisar e embasar o desenvolvimento e a adoção de práticas pedagógicas interdisciplinares no contexto dos itinerários formativos do NEM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kerstin Ellen Hantschel, Rede Estadual de Educação do Paraná

Mestre em Química, professora, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, Rio Negrinho/ Santa Catarina/Brasil.

Everton Bedin, Federal University of Paraná

Doutor em Educação em Ciências, professor, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/Paraná/Brasil.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEDIN, E. Seminário integrado e projeto de aprendizagem: um caminho seguro para a docência cooperativa e a interdisciplinaridade no ensino médio politécnico. ScientiaTec, v. 3, n. 1, p. 180-201, 2016.

BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Interdisciplinaridade Na Educação Básica: interações discentes-docentes na rede social. Revista do CCEI, v. 18, n. 33, p. 104-117, 2014.

BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Atividade Interdisciplinar de Cunho Tecnológico na Educação Básica/Activity Interdisciplinary of Form Technological in the Basic Education. Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho), v. 14, n. 2, p. 68-85, 2017.

BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília, 2018a.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018b.

DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em revista, p. 213-230, 2008.

FAZENDA, I. C. A. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar no Ensino Fundamental: contribuições das pesquisas sobre interdisciplinaridade no Brasil: o reconhecimento de um percurso. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, n. 1, p. 10-23, 2011.

KNEUBIL, F. B.; PIETROCOLA, M. A pesquisa baseada em design: visão geral e contribuições para o ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 2, p. 1, 2017.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Ensino Médio do território catarinense: Caderno 3 - portfólio de trilhas de aprofundamento. Secretaria de Estado da Educação. Florianópolis: Gráfica Coan, 2021b.

SCHNEIDER, E. M.; FUJII, R. A. X.; CORAZZA, M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

HANTSCHEL, Kerstin Ellen; BEDIN, Everton. Trilhando caminhos interdisciplinares na formação de professores em Ciências da Natureza. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0137, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0137. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24764. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias