Trilhando caminhos interdisciplinares na formação de professores em Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0137Palavras-chave:
ciências da natureza, interdisciplinaridade, novo ensino médioResumo
Este texto apresenta um conjunto de abordagens destinadas a assegurar que as aulas de Ciências da Natureza no âmbito do Novo Ensino Médio (NEM) se desenrolem de maneira contextualizada, interdisciplinar e centrada na incorporação tecnológica. A pesquisa subjacente a este Produto Educacional (PE) teve por finalidade examinar a eficácia de uma proposta didático-pedagógica vinculada a uma trilha de aprofundamento nas Ciências da Natureza, adotando uma perspectiva interdisciplinar, visando facilitar a promoção de um processo formativo docente integral e colaborativo. A implementação do produto ocorreu no segundo ano do Ensino Médio em uma escola pública em Santa Catarina. O PE, por sua vez, se materializa como uma sequência de atividades concebidas para fomentar o protagonismo do aluno em um contexto interdisciplinar forjado por professores em ação. A construção e a análise de dados para a pesquisa foram conduzidas através de relatos escritos providenciados pelas professoras responsáveis pela aplicação do PE durante o processo de planejamento das atividades. A perspectiva é que este PE possa fornecer fundamentos para analisar e embasar o desenvolvimento e a adoção de práticas pedagógicas interdisciplinares no contexto dos itinerários formativos do NEM.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEDIN, E. Seminário integrado e projeto de aprendizagem: um caminho seguro para a docência cooperativa e a interdisciplinaridade no ensino médio politécnico. ScientiaTec, v. 3, n. 1, p. 180-201, 2016.
BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Interdisciplinaridade Na Educação Básica: interações discentes-docentes na rede social. Revista do CCEI, v. 18, n. 33, p. 104-117, 2014.
BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Atividade Interdisciplinar de Cunho Tecnológico na Educação Básica/Activity Interdisciplinary of Form Technological in the Basic Education. Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho), v. 14, n. 2, p. 68-85, 2017.
BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Brasília, 2018a.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018b.
DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em revista, p. 213-230, 2008.
FAZENDA, I. C. A. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar no Ensino Fundamental: contribuições das pesquisas sobre interdisciplinaridade no Brasil: o reconhecimento de um percurso. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, n. 1, p. 10-23, 2011.
KNEUBIL, F. B.; PIETROCOLA, M. A pesquisa baseada em design: visão geral e contribuições para o ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 2, p. 1, 2017.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base do Ensino Médio do território catarinense: Caderno 3 - portfólio de trilhas de aprofundamento. Secretaria de Estado da Educação. Florianópolis: Gráfica Coan, 2021b.
SCHNEIDER, E. M.; FUJII, R. A. X.; CORAZZA, M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista BOEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.