O uso de vídeos digitais no ensino de Matemática numa perspectiva wittgensteiniana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0302

Palavras-chave:

filosofia da linguagem, jogos de linguagem, vídeos digitais, ensino de matemática, Wittgenstein

Resumo

O presente trabalho, que se trata de um ensaio teórico-filosófico, objetiva discutir acerca do uso de vídeos digitais no ensino de Matemática em uma perspectiva wittgensteiniana, isto é, sob olhar teórico de algumas concepções apresentadas na segunda filosofia de Ludwig Wittgenstein. Para tanto, inicialmente discutimos sobre os vídeos digitais na Educação (Matemática), buscando destacar algumas potencialidades desses recursos para o ensino de conceitos matemáticos. Em seguida, tecemos algumas considerações sobre o pensamento de Wittgenstein, destacando os conceitos de jogos de linguagem e ver-como, e suas relações com o ensino de Matemática. Por fim, discutimos a respeito dos vídeos digitais no ensino e aprendizagem de Matemática, buscando a articulação entre as potencialidades e os conceitos mencionados anteriormente. Pode-se concluir que o vídeo, como atividade que está entrelaçada com diferentes manifestações linguísticas, é um jogo de linguagem que pode contribuir para a apropriação e uso da linguagem matemática, bem como para a formação de professores que ensinam matemática.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

BARROS, Marlon Augusto das Chagas; SILVA, Paulo Vilhena da. O uso de vídeos digitais no ensino de Matemática numa perspectiva wittgensteiniana. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0302, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0302. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0302. Acesso em: 21 dez. 2024.