Planejamento da prática pedagógica utilizando o vídeo como recurso didático no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0113Palavras-chave:
plano de aula, vídeo educacional, ensino de MatemáticaResumo
Diante do contexto educacional e do surgimento de novas tecnologias, houve o despertar de novas formas de aprender e agregar conhecimento, o que produz reflexões relacionadas às possibilidades didáticas e metodológicas do uso de recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. Entre essas tecnologias, o vídeo, em virtude da forma de disposição e apresentação dos conteúdos e do despertar da imaginação, tornou-se uma importante ferramenta que vem ganhando relevância na Educação Matemática. O emprego desse recurso requer do professor, além de ter conhecimento e análise crítica sobre seu conteúdo, planejamento para delinear o momento e a forma de utilização na sua prática. Diante disso, este artigo traz uma proposta de metodologia que auxilie professores de Matemática no planejamento da prática pedagógica utilizando a mídia vídeo. Será apresentado um plano de aula, com abordagem pedagógica e técnica para uso da mídia vídeo. As contribuições do plano são: otimização do tempo para o planejamento das práticas utilizando os vídeos; conhecimento dos aspectos pedagógicos e técnicos da mídia; uso adequado do recurso audiovisual no processo educativo do ensino de Matemática; fomento do uso de vídeos nas aulas de Matemática; segurança em selecionar o assunto a ser abordado, alicerçando-se em diretrizes curriculares e valendo-se de recurso midiático.
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