Autoria digital discente no aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral em cursos de Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0107

Palavras-chave:

performance matemática digital, autoria discente, ensino de cálculo, engenharias

Resumo

Tradicionalmente, o ciclo básico dos cursos de engenharia é composto por disciplinas teóricas de Cálculo e Física. Essas fornecem o conteúdo fundamental para aplicações futuras nas disciplinas específicas, entretanto, é comum os alunos de tais cursos se sentirem desmotivados, uma vez que a abordagem de ensino dessas disciplinas é, geralmente, teórica e conceitual, pois não vislumbra a aplicação dos conteúdos desenvolvidos nas aulas. Visando contribuir para a melhoria desse cenário, o presente artigo propõe uma abordagem de autoria digital discente, por meio da Performance Matemática Digital na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, na qual os alunos aprendem por meio da criação de mídias digitais, como vídeos, e-books, postagens no Instagram. A pesquisa segue os moldes de uma investigação participante numa abordagem qualitativa, em que se observou que os educandos se sentem mais motivados, bem como consideram que obtêm um melhor aprendizado quando há a possibilidade de utilizar, manipular e expressar através da criação de mídias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Deive Barbosa. O processo de autoria na cultura digital: a perspectiva dos licenciandos em Matemática. 2012. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia-UFU, Uberlândia, 2012.

BELISÁRIO, Ana Brandão; FARIA, Débora Goulart; CHAVES, Diego Henrique de Souza; ALMEIDA, Gustavo Matheus de; CARDOSO, Marcelo. Relatos de experiência de inserção de tecnologias digitais no ensino de Engenharia. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-18, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.15139. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/15139. Acesso em: 10 ago. 2022.

BORBA, Marcelo C.; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

BRAGA, Eduardo dos Santos Oliveira. Luz, câmera...produção de performances matemáticas digitais na educação de jovens e adultos. 2022. 236 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022.

BRUM, Aline de Lima; PEREIRA, Elaine Corrêa. Performance Matemática Digital a partir da construção de Stories no Instagram. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2019, Cuiabá. Anais [...]. [S. l.]: SBEM, 2019. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php. Acesso em: 15 maio 2023.

CAMARGOS JUNIOR, Artur. Formação docente e competências para o uso de TDIC em sala de aula. In: FERREIRA; Gabriella Rosseti. Educação e tecnologias, experiencias, desafios e perspectivas 2. Ponta Grossa: Atena, 2019. p. 8-16

CASTELLANOS AGUIRRE, Uriel José; MONTOYA GONZÁLEZ, Yaimar Del Valle. Reflexões sobre a cultura digital na educação matemática. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 109-124, ago. 2022.

COSTA, Nielce Meneguelo Lobo; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. A Integração das tecnologias digitais ao ensino de matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 16, p. 99-120, 6 nov. 2015.

DA SILVA, Jaqueline Maria; JARDIM, Deborah Faragó; CARIUS, Ana Carolina. O ensino e a aprendizagem de conceitos de Cálculo usando modelos matemáticos e ferramentas tecnológicas. Revista de Ensino de Engenharia, [s. l.], v. 35, n. 2, p. 70-80, 2017.

DE OLIVEIRA, José Clovis Pereira et al. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016. Anais [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos, 2016. p. 01-13.

DE SALES, André Barros; BOSCARIOLI, Clodis. Uso de tecnologias digitais sociais no processo colaborativo de ensino e aprendizagem. Revista Ibérica de Sistemas e tecnologias de informação, [s. l.], n. 37, p. 82-98, 2020.

DOS SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz; DOS REIS, Júlio Paulo Cabral; DA SILVA, Marcos Manoel. Tecnologias digitais na educação superior: reflexões acerca da disciplina de cálculo diferencial e integral I. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 6, n. 8, p. 55191-55201, 2020.

FELCHER, Carla Denize Ott; PINTO, Ana Cristina Medina; FOLMER, Vanderlei. Performance Matemática Digital: o aluno produzindo vídeos e construindo conceitos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 07-19, 2018.

FERRUZZI, Elaine Cristina; DE ALMEIDA, Lourdes Maria Werle. Modelagem matemática no ensino de matemática para engenharia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 153-172, 2013.

FIRMINO, Gilson Luis; SIQUEIRA, Antônio Marcos de Oliveira. A matemática no ensino de engenharia. The Journal of Engineering and Exact Sciences, Viçosa, v. 3, n. 3, p. 01-15, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18540/2446941603032017331. Acesso em: 15 maio 2023.

FLORES, Jeronimo Becker; LIMA, Valderez Marina do R.; MÜLLER, Thaísa Jacintho J. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Cálculo Diferencial e Integral: reflexões a partir de uma metanálise. Abakós, [Belo Horizonte], v. 6, n. 2, p. 21-35, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2018v6n2p21-35. Acesso em: 12 jun. 2023.

GOMES, Diego Monteiro; STAHL, Nilson Sergio Peres. A resolução de problemas no ensino de cálculo diferencial e integral nos cursos de engenharia: uma experiência. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 294-308, 2020.

LEITE, Bruno Silva. A aprendizagem tecnológica ativa em publicações no ensino das Ciências e Matemática: uma visão geral da incorporação das metodologias ativas às tecnologias digitais. RITECiMa, Foz do Iguaçu, v. 1, p. 54-79, 2021.

LOPEZ, Ivo F.; SEGADAS, Claudia. A disciplina cálculo I nos cursos de engenharia da UFRJ: sua relação com o acesso à universidade e sua importância para a conclusão do curso. Revista de Engenharia da Universidade Católica de Petrópolis, [Petrópolis], v. 8, n. 2, p. 92-107, 2014.

MOURAO, Samya. 4 de julho de 2022. YouTube, 04 de julho de 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ahCYWfDJ0ZI. Acesso em: 10 maio 2023.

OLIVEIRA, Lucas Duarte; RAMOS, Tiago Clarimundo; CARNEIRO, Joaquim Alexandre Santos Almeida Oliveira; LANDI JÚNIOR, Salmon. Conhecimentos de matemática básica de graduandos nos anos iniciais de engenharia: desafios, fragilidades e enfrentamentos possíveis. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 134-152, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08162020134. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/18000. Acesso em: 5 mar. 2024.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, p. 2-6, out. 2001.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2013.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2017.

SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues; BORBA, Marcelo de Carvalho; GADANIDIS, George. Cedo ou tarde Matemática: uma performance matemática digital criada por estudantes do ensino fundamental. REMATEC Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Belém, v. 7, n. 11, p. 39-64, 2012.

SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues; GREGORUTTI, Gabriel Souza. Explorando o teorema das quatro cores em performances matemáticas digitais. Boletim Online de Educação Matemática (BOEM), Joinville, v. 3. n. 5, p. 02-17, ago./dez. 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/6752. Acesso em: 15 abr. 2023.

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu. A dificuldade da matemática no dizer do aluno: ressonâncias de sentido de um discurso. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 761-779, set./dez. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/18480/14340. Acesso em: 22 mar. 2023.

SOUSA, Erik. Trabalho de cálculo otimização. [S. l.: s. n.], 04 jul. 2022. 1 vídeo (7 min.). Publicado pelo canal Erik Souza. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tg1zhiVLyH4. Acesso em: 10 maio 2023.

TRABALHO DE CÁLCULO. [S. l.], [2023]. Instagram: @trabalho_de_calculo. Disponível em: https://instagram.com/trabalho_de_calculo. Acesso em: 10 maio 2023.

TURMA09 DE CÁLCULO. [S. l.], [2023]. Instagram: @turma09_calculo. Disponível em: https://www.instagram.com/turma09_calculo. Acesso em: 10 maio 2023.

ZARPELON, Edinéia; MARTINS DE RESENDE, Luis Maurício; REIS, Ednei Felix. Análise do desempenho de alunos ingressantes de engenharia na disciplina de cálculo diferencial e integral I. Interfaces da Educação, [s. l.], v. 8, n. 22, p. 303-335, 2017. DOI: 10.26514/inter.v8i22.1416. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/1416. Acesso em: 10 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

GOMES, Cristiane Ruiz; SILVA, Paulo Vilhena da. Autoria digital discente no aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral em cursos de Engenharia. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0107, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0107. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0107. Acesso em: 21 dez. 2024.