Autoria digital discente no aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral em cursos de Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12222024e0107

Palavras-chave:

performance matemática digital, autoria discente, ensino de cálculo, engenharias

Resumo

Tradicionalmente, o ciclo básico dos cursos de engenharia é composto por disciplinas teóricas de Cálculo e Física. Essas fornecem o conteúdo fundamental para aplicações futuras nas disciplinas específicas, entretanto, é comum os alunos de tais cursos se sentirem desmotivados, uma vez que a abordagem de ensino dessas disciplinas é, geralmente, teórica e conceitual, pois não vislumbra a aplicação dos conteúdos desenvolvidos nas aulas. Visando contribuir para a melhoria desse cenário, o presente artigo propõe uma abordagem de autoria digital discente, por meio da Performance Matemática Digital na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, na qual os alunos aprendem por meio da criação de mídias digitais, como vídeos, e-books, postagens no Instagram. A pesquisa segue os moldes de uma investigação participante numa abordagem qualitativa, em que se observou que os educandos se sentem mais motivados, bem como consideram que obtêm um melhor aprendizado quando há a possibilidade de utilizar, manipular e expressar através da criação de mídias digitais.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

GOMES, Cristiane Ruiz; SILVA, Paulo Vilhena da. Autoria digital discente no aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral em cursos de Engenharia. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 22, p. e0107, 2024. DOI: 10.5965/2357724X12222024e0107. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/2357724X12222024e0107. Acesso em: 13 nov. 2024.