Decifrando enigma em tempos de pandemia: a resolução de problemas como metodologia na aula de matemática do 6º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X09182021226

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Ensino Fundamental, Ensino Remoto

Resumo

O presente relato tem por finalidade compartilhar uma experiência no emprego da metodologia de resolução de problemas fundamentada nas concepções de George Polya em uma aula de Matemática na modalidade online, ocorrida no período da pandemia da COVID-19. Tal prática foi realizada com estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre - RS. A atividade, denominada “Decifrando o enigma”, cujo objetivo principal culminou na formação de uma frase secreta a partir da solução de alguns desafios matemáticos em arquivos codificados por senhas, foi dividida em quatro etapas: iniciando a atividade, definindo estratégias, executando o plano e refletindo sobre a atividade. Ressalta-se que cada uma dessas fases corresponde às etapas propostas pelo referido teórico, a saber: compreensão do problema, estabelecimento de um plano, execução e retrospecto. Tal prática foi muito elogiada pelos estudantes que se sentiram desafiados e puderam trabalhar em equipes, mesmo que remotamente. Considera-se que o uso de recursos digitais deve estar relacionado a aulas que busquem por inovações e não somente réplicas de práticas já conhecidas e aplicadas sem a utilização destas ferramentas.

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

KUHN, Leticia Diello; BALLEJO, Clarissa Coragem; BRAGA, Elisabete Rambo. Decifrando enigma em tempos de pandemia: a resolução de problemas como metodologia na aula de matemática do 6º ano. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 226–240, 2021. DOI: 10.5965/2357724X09182021226. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/19142. Acesso em: 22 dez. 2024.