Lousa digital e aula de matemática: movimentos de aprendizagem em uma turma de primeiro ano do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X08152020073Resumo
Neste artigo tem-se como objetivo apresentar e discutir alguns movimentos de aprendizagem com o uso de Lousa Digital que ocorreram durante um estudo sobre área de retângulos, em uma aula de matemática de uma turma de Ensino Médio. Os dados apresentados neste texto foram produzidos em uma pesquisa de doutorado, em que se analisou como ocorrem movimentos de aprendizagem com Lousa Digital em aulas de matemática, em uma turma de oitavo ano e em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, ambas em escolas públicas de Campo Grande – MS. A análise dos dados foi orientada por uma proposta de articulação teórica construída na pesquisa, denominada Ciclo de Ações Coletivo, baseada em estudos de José Armando Valente, Jaan Valsiner e na obra Parangolé, do artista plástico Hélio Oiticica. Observamos, a partir da discussão realizada, que o uso da Lousa Digital, ao favorecer o compartilhamento de ideias, oportunizou movimentos individuais e coletivos de aprendizagem no grupo de alunos. Movimentos que representam Parangolés de Ações, que se constituem a partir interações entre indivíduos e destes com a Lousa Digital, e que vão constituindo Ciclos de Ações Coletivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista BOEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.