Lousa digital e aula de matemática: movimentos de aprendizagem em uma turma de primeiro ano do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08152020073

Resumo

Neste artigo tem-se como objetivo apresentar e discutir alguns movimentos de aprendizagem com o uso de Lousa Digital que ocorreram durante um estudo sobre área de retângulos, em uma aula de matemática de uma turma de Ensino Médio. Os dados apresentados neste texto foram produzidos em uma pesquisa de doutorado, em que se analisou como ocorrem movimentos de aprendizagem com Lousa Digital em aulas de matemática, em uma turma de oitavo ano e em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, ambas em escolas públicas de Campo Grande – MS. A análise dos dados foi orientada por uma proposta de articulação teórica construída na pesquisa, denominada Ciclo de Ações Coletivo, baseada em estudos de José Armando Valente, Jaan Valsiner e na obra Parangolé, do artista plástico Hélio Oiticica. Observamos, a partir da discussão realizada, que o uso da Lousa Digital, ao favorecer o compartilhamento de ideias, oportunizou movimentos individuais e coletivos de aprendizagem no grupo de alunos. Movimentos que representam Parangolés de Ações, que se constituem a partir interações entre indivíduos e destes com a Lousa Digital, e que vão constituindo Ciclos de Ações Coletivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Carvalho, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Nova Andradina

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Nova Andradina

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação: currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

CARVALHO, Sérgio; SCHERER, Suely. Lousa digital e aula de matemática: movimentos de aprendizagem em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 73–89, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08152020073. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/17981. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos