Pesquisa em educação matemática e subjetividades: possibilidades teórico-metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08152020090

Resumo

Nosso objetivo com este artigo é discutir referenciais teórico-metodológicos que se mostram potentes para desenvolver pesquisas que abordam a subjetividade em pesquisas em Educação Matemática. Para tanto, apresentaremos algumas compreensões gerais de três metodologias de pesquisa – História Oral, Sociopoética e Cartografia – e, junto a elas, lançaremos mão de algumas pesquisas para exemplificar como as subjetividades foram abordadas naquele exercício de investigação e o que foi possível elaborar de compreensões. É possível apontar que as metodologias têm características específicas, mas convergem quanto ao cuidado na manutenção do caráter científica, a atenção aos princípios éticos das abordagens, principalmente com os sujeitos envolvidos, e a possibilidade de propiciar aos investigadores aproximações às subjetividades, mesmo que de formas diferentes. Além disso, a partir das pesquisas citadas, advogamos em defesa da possibilidade e necessidade de desenvolver pesquisas em Educação Matemática nas quais evidenciemos os sujeitos e suas subjetividades, sendo necessário, portanto, buscarmos contextos mais sensíveis nas investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Bezerra de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação Matemática (Unesp/Rio Claro), professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino - UERN/UFERSA/IFRN). Membro do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem).

Jorge Ricardo Ferreira Braúna, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN.

Possui graduação Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2017). Mestrando em Ensino pelo programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino - UERN/UFERSA/IFRN)

Daniel Syllas Pereira Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO - UERN/UFERSA/IFRN). Possui graduação em Pedagogia - Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

MORAIS, Marcelo Bezerra de; BRAÚNA, Jorge Ricardo Ferreira; SOUZA, Daniel Syllas Pereira. Pesquisa em educação matemática e subjetividades: possibilidades teórico-metodológicas. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 90–108, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08152020090. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/17783. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos