A Sala de Aula Invertida no ensino de cálculo: repercussões de uma experiência na formação de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0006Palavras-chave:
sala de aula invertida, ensino e aprendizagem de matemática, ensino híbrido, formação de professores, cálculo diferencialResumo
O presente trabalho visa apresentar os resultados de um estudo realizado com graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas. A pesquisa foi realizada em uma turma de Cálculo I, na qual foi adotada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida ao longo do primeiro semestre letivo de 2019. Procurou-se investigar se os sujeitos da pesquisa identificaram as principais características atribuídas a essa metodologia pela literatura e também em quais aspectos a adoção da abordagem impactou a formação acadêmica, de acordo com as próprias percepções desses sujeitos. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram observações participantes e um questionário aplicado ao final da disciplina. Entre os principais resultados, observou-se que a maioria dos estudantes identificou várias características atribuídas à metodologia em tela. Todos os estudantes declararam que as aulas invertidas se mostraram mais produtivas do que as expositivas tradicionais e que essa experiência impactou positivamente a sua formação, enquanto futuros professores de Matemática.
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