Validade de construto e confiabilidade: uma escala para a satisfação discente
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X08152020128Resumo
Este estudo apresenta a etapa de validação de construto de um instrumento desenvolvido com a finalidade de mensurar o nível de satisfação dos discentes de cursos de graduação em Matemática. A amostra foi composta por 142 discentes de duas instituições de ensino superior localizadas no extremo sul do Brasil. Depois de uma Análise Exploratória de Dados e avaliação de sua fatorabilidade, a identificação e extração de fatores foi feita por meio de uma Análise de Componentes Principais e uma Análise Fatorial Exploratória com o Método dos Eixos Principais, aplicadas à pontuação atribuída à importância de cada item. Também foi realizada uma análise de confiabilidade por meio do coeficiente Alfa de Cronbach. A análise permitiu identificar quatro fatores, denominados de “Recursos materiais e humanos”, “Professor”, “Metodologia” e “Disciplinas”, que por meio de 19 itens conseguiram explicar 68,98% da variância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista BOEM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.