Padrões em contextos visuais e/ou figurativos: um estudo a partir das provas da OBMEP

Autores

  • Jussara Aparecida da Fonseca Universidade Franciscana
  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X07132019060

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar como as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) têm explorado padrões visuais e/ou figurativos nas provas da primeira fase, realizadas com alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental (nível I). Partindo de uma fundamentação teórica sobre a conceituação, a classificação e a exploração de padrões no processo de ensino e aprendizagem matemática, identificamos questões presentes nas provas do nível I, realizadas entre 2005-2018, e as analisamos a partir de categorias relacionadas com as estratégias necessárias para suas respectivas resoluções. Como resultado, observamos que as questões propostas nas provas remetem tanto a padrões visuais e/ou figurativos de repetição quanto de crescimento, sendo que as estratégias necessárias para a resolução mostraram que é possível incentivar a observação e o reconhecimento de regularidades ou padrões desde os primeiros anos de escolaridade, acarretando benefícios na construção de outros conceitos matemáticos como, por exemplo, a noção de função.

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

FONSECA, Jussara Aparecida da; LEIVAS, José Carlos Pinto. Padrões em contextos visuais e/ou figurativos: um estudo a partir das provas da OBMEP. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 13, p. 60–79, 2019. DOI: 10.5965/2357724X07132019060. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/15118. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos