Padrões em contextos visuais e/ou figurativos: um estudo a partir das provas da OBMEP
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X07132019060Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar como as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) têm explorado padrões visuais e/ou figurativos nas provas da primeira fase, realizadas com alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental (nível I). Partindo de uma fundamentação teórica sobre a conceituação, a classificação e a exploração de padrões no processo de ensino e aprendizagem matemática, identificamos questões presentes nas provas do nível I, realizadas entre 2005-2018, e as analisamos a partir de categorias relacionadas com as estratégias necessárias para suas respectivas resoluções. Como resultado, observamos que as questões propostas nas provas remetem tanto a padrões visuais e/ou figurativos de repetição quanto de crescimento, sendo que as estratégias necessárias para a resolução mostraram que é possível incentivar a observação e o reconhecimento de regularidades ou padrões desde os primeiros anos de escolaridade, acarretando benefícios na construção de outros conceitos matemáticos como, por exemplo, a noção de função.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.