Chamada para edição temática: O USO DE VÍDEOS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

2023-11-30

Chamada 01/2023 para Edição Temática do Boletim online de Educação Matemática – BOEM:

O USO DE VÍDEOS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Convidamos a comunidade acadêmica para participar do processo de avaliação para composição dessa edição temática, que busca receber textos de pesquisas que abordem em cenários variados o uso de vídeos digitais para o ensino e a aprendizagem matemática, suas possibilidades e desafios. As novas tecnologias digitais que vêm surgindo têm possibilitado a confecção e edição de vídeos digitais e que podem auxiliar tanto no ensino, quanto na aprendizagem dos estudantes em contexto escolares e extraescolares. Destacam-se também diversas ações de pesquisa e divulgação que têm ganhado espaço no contexto da Educação Matemática nacional e internacional, com eventos específicos sobre o uso de vídeos educativos digitais, bem como em ações de educadore(a)s que utilizam os vídeos já produzidos por outros sujeitos ou produzem seus vídeos com seus educandos para aprenderem temas e conceitos matemáticos e não-matemáticos.

Desde que inéditos, relacionados com a temática e cumprindo as condições de submissão, serão recebidos para avaliação os seguintes tipos de textos:
- Artigos: textos sobre pesquisas concluídas;
- Relatos de experiência: textos com descrição e análise de experiências concluídas;
- Revisões: textos de revisão teórica ou bibliográfica acompanhados de discussão crítica.

Não serão aceitos textos sobre atividades que não apresentam resultados, tais como projetos de pesquisa, pesquisas em andamento, experiências não concluídas etc.

Idiomas aceitos: português, inglês e espanhol.

Editores convidados:
Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann (UFJF)
Prof. Dr. Neil da Rocha Canedo Jr (PJF-GPIMEM)

Editora do BOEM responsável pela edição temática:
Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos (UDESC)

>> Diretrizes para submissão para a edição temática <<
Enviar os artigos para o e-mail agenda.kistemann@gmail.com no período de 01/01/2024 a 18/03/2024.
Para essa submissão, os/as autores/as deverão seguir as orientações sobre a formatação do texto e as diretrizes gerais das edições regulares do BOEM, exceto a permissão para envio de textos sobre experiências não concluídas e de pesquisas em andamento (textos do tipo “Ensaios”).

Previsão de publicação: julho/2024