Tendências Pedagógicas Hegemônicas e a Formação do Pedagogo Professor de Arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782122025047Palavras-chave:
arte, pedagogo, tendência formativaResumo
Este estudo parte da compreensão da Arte como conhecimento e criação, considerando-a como uma forma de expressão e de manifestação da cultura historicamente produzida. Para tanto, se delimitou, como objeto de investigação, o estudo do ensino da Arte na formação do professor-pedagogo, tendo como base empírica dois Cursos de Pedagogia do estado do Tocantins, um de instituição privada e outro pública. O problema da pesquisa está na análise da perspectiva formativa presente no currículo destes Cursos de Pedagogia e se esta prioriza a formação humanizadora do professor pedagogo. A pesquisa teve por objetivo refletir acerca das tendências pedagógicas hegemônicas presentes no currículo de formação do professor-pedagogo. No decorrer da investigação, ao adotar o método do materialismo histórico-dialético, para a pesquisa bibliográfica e documental, combinaram-se as abordagens sociopolítica e educacional com a análise do ensino da Arte nos referidos Cursos. Na pesquisa constatou-se que os cursos priorizam a formação técnica para o desenvolvimento das “habilidades e competências”, fundamentadas no ideário da Pedagogia do “aprender a aprender” que se tornou hegemônica na educação nacional. A perspectiva adaptativa e conformativa tem influenciado a própria concepção do que é o curso de Pedagogia e, por extensão, interfere no campo específico da educação artística.
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