Ensino de arte e saúde mental: propostas, experiências e direcionamentos a partir dos ateliês psiquiátricos.

propuestas, experiencias y direcciones desde los talleres de psiquiatría.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782122025007

Palavras-chave:

ensino de arte, saúde mental, Osório César, Nise da Silveira, reforma psiquiátrica

Resumo

Este artigo investiga a inserção e o ensino da arte em contextos de cuidado à saúde mental. Para isso, revisita e problematiza experiências pioneiras de práticas artísticas em ateliês psiquiátricos do século XX, com destaque para as iniciativas conduzidas pelos psiquiatras Osório César, em São Paulo, e Nise da Silveira, no Rio de Janeiro. O estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com foco na análise crítica dessas experiências e de suas repercussões contemporâneas. A partir desse levantamento, são inventariados e articulados direcionamentos que fundamentam a inclusão da arte nas Oficinas Terapêuticas, espaços que possibilitam a atuação de artistas e arte-educadores nas políticas públicas de saúde mental. Como principais indicações educacionais extraídas da pesquisa, ressaltam-se: a valorização de produções artísticas que considerem os elementos biográficos e simbólicos do sujeito; a articulação entre instrumentalização técnica e processo expressivo; a construção de um ambiente acolhedor e afetivo; a leitura compreensiva da obra associada à elaboração estética; e a integração do fazer artístico à vida cultural da comunidade. Conclui-se que o uso da arte na saúde mental contribui para a recuperação tanto da identidade pessoal quanto de um lugar social, superando a lógica de confinamento e exclusão historicamente atribuída aos pacientes psiquiátricos.

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Biografia do Autor

Angélica Maria Gadelha Guimarães Pompeu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Angélica Gadelha é graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2017), graduada em Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE/2021), mestre em Artes pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE/2022) e especialista em Psicologia Junguiana pela UniAteneu (2021). Atuação profissional com atendimentos psicoterápicos, ensino e supervisão clínica na área da Psicologia Analítica. Artista visual e bailarina de dança étnica contemporânea. Desenvolve produção artística visual com temáticas psicológicas e é facilitadora em atividades de ensino de arte destinado à promoção da saúde mental em equipamentos de saúde pelo projeto de extensão Escola Arte Livre (Faculdade de Medicina/UFC). 

                                                                                                   

Ewelter de Siqueira e Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Ewelter Rocha é graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. É pesquisador da USP, integrando os grupos PAM – Pesquisa em Antropologia Musical e GRAVI – Grupo de Antropologia Visual. Sua dissertação de mestrado foi premiada no IV Concurso Latino-americano de Musicologia, em Santiago – Chile. Sua tese de doutorado foi contemplada com o Prêmio Funarte de Música Brasileira, havendo recebido também o primeiro lugar no prestigiado concurso Silvio Romero. É professor do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará e professor do Mestrado em Artes do Instituto Federal do Ceará. 

                                                                                                   

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Publicado

18-12-2025

Como Citar

POMPEU, Angélica Maria Gadelha Guimarães; ROCHA, Ewelter de Siqueira e. Ensino de arte e saúde mental: propostas, experiências e direcionamentos a partir dos ateliês psiquiátricos.: propuestas, experiencias y direcciones desde los talleres de psiquiatría. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 007–026, 2025. DOI: 10.5965/198431782122025007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/24577. Acesso em: 19 dez. 2025.