Sobre a arte, sobre o diverso, sobre o que habita o corpo: narrativas para todos
Palabras clave:
Arte, Contação de histórias, Escola, Ética, ExperiênciaResumen
O presente trabalho buscou fomentar o debate sobre práticas inclusivas na escola, por meio da arte como possibilidade do fazer e pensar coletivo. Compreendendo a escola como o espaço de cuidado do âmbito público e, consequentemente, lugar para todos, a arte é vista como uma linguagem agregadora e política, no sentido do encontro com a subjetividade para a partilha do diverso e do plural. Na percepção de que o processo educativo acontece pela e na experiência, numa perspectiva estética e ética, defende-se o valor e legitimidade da arte, ilustrando seus possíveis caminhos a partir de uma de suas ramificações: a contação de histórias. Tais reflexões apoiaram-se em autores do campo da filosofia, da sociologia da educação e das artes, pautados em teorias pós-críticas. Através de imagens sobre a arte, a escola e as narrativas, reforçou-se o papel social das artes na educação, as intenções do ato de contar histórias e a necessidade desse debate institucional, que deveria estar aberto ao diverso, ao invés de caminhar lentamente nas práticas ditas de inclusão. O texto apresenta práticas corporais, artísticas e narrativas como possíveis caminhos de transform(ação) das relações escolares, concepção de ensino e expectativas que regem as ações sobre os corpos presentes no território escolar.
Descargas
Citas
ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 2011.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1990.
ARROYO, M; SILVA, M. Corpo Infância. Exercícios tensos de ser criança por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BACK, Y.C.B. Tecer a pele da mulher narradora de histórias. In: Narra-te cidade: Pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. Orgs: TIERNO, G. e ERDTMANN, L. São Paulo: A Casa Tombada, 2017.
BENJAMIN, W. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRUM. E. Meus desacontecimentos. São Paulo: Leya, 2014.
CANDAU, V. Currículo, didática e formação de professores: uma teia de ideias-força e perspectivas de futuro. In: Currículo, didática e formação de professores./Maria Rita N.S. Oliveira; José Augusto Pacheco (orgs.). Campinas, SP: Papirus, 2013.
ERDTMANN, L.L. In: Narra-te cidade: Pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. Orgs: TIERNO, G. e ERDTMANN, L. São Paulo: A Casa Tombada, 2017.
ESPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
IAVELBERG, R. A formação de professores de Arte: alcances e ilusão. In: Formação de professores: Múltiplos enfoques. CARVALHO, A.M.P. de. (org). São Paulo: Editora Sarandi, 2013.
LAJONQUIÉRE. L. Do que não saber na formação de professores. In: Formação de professores: Múltiplos enfoques. CARVALHO, A.M.P. de. (org). São Paulo: Editora Sarandi, 2013.
LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, nº19. Unicamp, 2002.
LIMA, M. S. A cidade e a criança. São Paulo: Nobel, 1989.
MARTINEAU, M. A renovação do conto no Québec : entre oralidade ‘performada’ e tradição ‘renovada’ ?. In: Narra-te cidade: Pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. Orgs: TIERNO, G. e ERDTMANN, L. São Paulo: A Casa Tombada, 2017.
MOREIRA A; SILVA, T.T. (Orgs.) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
MOREIRA A; CANDAU, V. (Orgs.) Multiculturalismo: Diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
OLIVEIRA, N.T.F. Um refúgio na escola: o corpo narrador e a figura do palhaço. In: Narra-te cidade: Pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. Orgs: TIERNO, G. e ERDTMANN, L. São Paulo: A Casa Tombada, 2017.
PAIVA, J.S. Caminhos do educador social no Brasil. Jundiaí: Paco editorial, 2015.
PUPIM, K.T.F. A paixão pela palavra – narrar para pertencer ao mundo. In: Narra-te cidade: Pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. Orgs: TIERNO, G. e ERDTMANN, L. São Paulo: A Casa Tombada, 2017.
RODARI, G. Gramática da imaginação. Introdução à arte de inventar histórias. Voisins-le-Bretonneux: Rue du monde, 1997.
TIERNO, G. Ensaio com a praça pública ou Sobre o conto nas cidades complexas. In: Narra-te cidade: Pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje. Orgs: TIERNO, G. e ERDTMANN, L. São Paulo: A Casa Tombada, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.