FAVOR (NÃO) ENTRAR! IMPEDIMENTOS NO ACESSO AOS MUSEUS

Autores/as

  • Julia Rocha

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781122015048

Palabras clave:

instituições culturais, visitantes, acessibilidade, educação

Resumen

O que motiva as pessoas a frequentarem instituições culturais? E, em contrapartida, o que desmotiva o acesso de potenciais visitantes aos museus? Neste texto busca-se identificar aspectos que impelem e impedem a formação dos públicos, detendo-se em cinco barreiras para a acessibilidade. Dentre as problemáticas citadas estão: a imponência dos edifícios; a cobrança de bilhetes com valores altos; as dificuldades do acesso físico; a falta de identificação dos museus como espaço de lazer; e os discursos curatoriais institucionalizados. Cada uma destas questões é discutida ao longo do texto, buscando em experiências práticas de Museus possibilidades de transposição das dificuldades à acessibilidade. Ao final, problematiza-se o exercício educativo realizado com os públicos, buscando compreender se a recepção e o trabalho dialogado conseguem diminuir este distanciamento entre visitantes e instituições culturais.

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Biografía del autor/a

Julia Rocha

Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto

Publicado

2016-03-03

Cómo citar

ROCHA, Julia. FAVOR (NÃO) ENTRAR! IMPEDIMENTOS NO ACESSO AOS MUSEUS. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 48–65, 2016. DOI: 10.5965/198431781122015048. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7336. Acesso em: 25 nov. 2024.