Retratação
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431782012024e0052rResumen
RETRATAÇÃO
A equipe editorial da Revista Educação, Artes e Inclusão seguindo o Committee on Publication Ethics – COPE e o SciELO – Guia para o registro, marcação e publicação de retratação, comunica a retratação do artigo:
- CUSTODIO, Vanessa Celia Domingos; DIAZ, Iara Del Pilar Solar; MELO, Catia. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho na região do ABC Paulista: uma visão ampla. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0052, 2024. DOI: 10.5965/198431782012024e0052. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15882.
Identificou-se que o referido artigo contém dezenas de transcrições ipsis litteris de parágrafos, sem aspas e sem a indicação da devida referência em nota de rodapé dos seguintes textos:
- DOVAL, J.L.M. Inclusão de pessoas com deficiência no Mercado de Trabalho: desafios e tendências. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 199 p. 2006. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/8215
- Camargo, M. L., Goulart Júnior, E., & Leite, L. P. (2017). O Psicólogo e a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho. Psicologia: Ciência e Profissão, 37(3), 799-814. https://doi.org/10.1590/1982-3703003232016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/ngsbyT5Xz7JLTJnZCXPbRdC/?lang=pt
- GESSER, Marivete; CRP-12. Psicologia e Pessoas com deficiência. Florianópolis, Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina–CRP-12: Tribo da Ilha, 2019. Disponivel em: https://crpsc.org.br/public/images/boletins/Miolo_Psicologia-e-Defici%C3%AAncia-Interativo.pdf
- CASTRO; Joaquim Dias de; RIBEIRO; Eduardo Pontual. Um teste empírico para a teoria dos jogos: o modelo de barganha com ultimato. 2008. Monografia de conclusão de graduação em Ciências Econômicas. 29p. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2008. Disponível em: https://www.ufrgs.br/ppge/wp-content/uploads/2021/06/2000-06.pdf
Muito embora a dissertação de mestrado “Inclusão de pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho : desafios e tendências” (2006), de Jorge Luiz Moraes Doval, conste da lista de referências citadas ao final do artigo, o texto contém dezenas de parágrafos que consistem em transcrições literais da obra mencionada, sem aspas e sem a respectiva atribuição de autoria em nota de rodapé.
Após análise minuciosa da situação, a equipe editorial da Revista Educação, Artes e Inclusão concluiu que as numerosas transcrições literais de parágrafos de outros textos no artigo em questão, desprovidas de aspas e da devida indicação de autoria em nota de rodapé, caracterizam plágio.
Ressalta-se que, nas Diretrizes para Autores da REAI, consta:
“A Revista Educação, Artes e Inclusão recebe trabalhos ORIGINAIS e INÉDITOS para publicação, de autoras e autores brasileiras/os e estrangeiras/os, com mestrado e/ou doutorado [...]”
Ademais, entre as Condições para submissão do artigo assinaladas pelos autores como requisito para conseguir submeter o artigo no sistema eletrônico da revista, encontra-se a seguinte:
“A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Pelas razões acima expostas, a Revista Educação, Artes e Inclusão reitera seu compromisso com a ética e as boas práticas editoriais e comunica a retratação do referido artigo.
Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
Editora Geral da Revista
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