Danças pernambucanas na educação física escolar

reconhecimento e valorização da cultura popular nordestina

Autores/as

  • Dayvson da Silva Felipe Universidade Federal de Pernambuco
  • Pamella Kalluana de Amorim Cruz Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
  • Paula Roberta Paschoal Boulitreau Colégio de Aplicação- UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782122025101

Palabras clave:

Dança, Cultura, Prática pedagógica, Educação Física

Resumen

O presente estudo permeia as discussões referentes ao trato da dança no ambiente escolar, tendo como foco as danças presentes na cultura popular do nordeste, mais precisamente do Estado de Pernambuco. Esse estudo se justifica a partir das diretrizes propostas pelo Currículo de Pernambuco que estabelecem as danças regionais enquanto conteúdo da Educação Física Escolar. A presente discussão tem como objetivo investigar as limitações e possibilidades para o trato da dança nordestina nas aulas de Educação Física escolar. A partir disso estabelecer reflexões sobre a relevância da valorização da cultura local na formação de sujeitos históricos a partir da apropriação da cultura corporal de movimento. O delineamento desse artigo se caracteriza como uma revisão de literatura narrativa de cunho qualitativo. Foi possível verificar que o acesso ao conhecimento sistematizado da dança possibilita a produção de novos saberes  da prática social e concluí-se que as manifestações regionais colaboram  na formação  do estudante a partir do seu legado sociohistórico e cultural.

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Publicado

2025-12-18

Cómo citar

FELIPE, Dayvson da Silva; CRUZ, Pamella Kalluana de Amorim; BOULITREAU, Paula Roberta Paschoal. Danças pernambucanas na educação física escolar: reconhecimento e valorização da cultura popular nordestina. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. ´101–117, 2025. DOI: 10.5965/198431782122025101. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/22205. Acesso em: 19 dic. 2025.