Imagens acessíveis: uma relação entre a audiodescrição e a gramática do design visual
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178182023296Palabras clave:
multimodalidade, tradução intersemiótica, tecnologia assistiva, acessibilidade, inclusãoResumen
As produções acadêmicas e científicas estão cada vez mais multimodais com a popularização dos softwares de produção gráfica e edição de imagens. Entretanto, essas imagens precisam ser acessíveis para pessoas com alguma limitação na leitura desse tipo de recurso. E um dos recursos para acessibilizar essas imagens é a audiodescrição. O presente estudo tem como objetivo analisar o arranjo multimodal de imagens constituintes de produções acadêmicas que foram direcionadas para serem acessibilizadas através da audiodescrição. O foco é verificar o modo como os elementos constituintes das imagens foram arranjados no espaço visual e como isso se reflete no roteiro de audiodescrição. Fundamentada nos pressupostos da Semiótica Social e Multimodalidade (Ribeiro, 2016, 2018; Gualberto e Pimenta, 2019) e da Tradução intersemiótica (Plaza, 2003), foram utilizados como instrumentos a função de composição da Gramática do Design Visual - GDV - de Kress e Van Leeuwen (2006); e os princípios da audiodescrição de Lima (2011). Foram selecionadas dez imagens classificadas em categorias com base nas normas ABNT para trabalhos acadêmicos. A avaliação teórico-empírica trouxe à tona questionamentos e possibilidades no trabalho de criação e produção dessas imagens. Ao conhecer o processo tradutório da audiodescrição é possível pensar melhor no arranjo multimodal dos elementos para composição de imagens mais acessíveis.
Descargas
Citas
FECAP, F. E. de C. Á. P. Manual ABNT: Regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos. Biblioteca FECAP, 2021. Disponível em https://www.fecap.br/wp-content/uploads/2021/04/Manual-ABNT-2021-1.pdf. Acesso em: 26. set. 2021.
FELTEN, P. Visual literacy. Change: The magazine of higher learning. Washington, v. 40, n. 6, p. 60-64, novembro-dezembro, 2008.
GUALBERTO, C.; PIMENTA, S. Semiótica social, multimodalidade, análises, discursos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=MRjNDwAAQBAJ&lpg=PP1&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false . Acesso em: 10. jun. 2021.
Halliday, M.A.K. Language as Social Semiotic. London, Edward Arnold, 1978.
———— An Introduction to Functional Grammar. London, Edward Arnold, 1985.
———— Language in a Changing World. Canberra, ALAA Occasional Paper 13, 1993.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2ª ed. London/New York: Routledge, 2006.
LIMA, F. J. de. Introdução aos Estudos do Roteiro para Áudio-Descrição: Sugestões Para a Construção de um Script Anotado. Revista Brasileira de Tradução Visual, nº 7, 2011, p. 1-31. Disponível em https://www.associadosdainclusao.com.br/enades2016/sites/all/themes/berry/documentos/08-introducao-ao-estudo-do-roteiro.pdf Acesso em: 26. set. 2021.
LIMA, F. J. de; TAVARES, F. S. S. Subsídios para a construção de um código de conduta do áudio-descritor. Revista Brasileira de Tradução Visual, nº 6, 2010. Disponível em http://www.associadosdainclusao.com.br/enades2016/sites/all/themes/berry/documentos/07-subsidios-para-a-construcao-de-um-codigo-de-conduta.pdf. Acesso em: 26. set. 2021.
MACEDO, F.; PIMENTA, S. Sustentabilidade e Risco Social: A representação da empresa Samarco na mídia jornalística brasileira. In GUALBERTO, C., e PIMENTA, S. (Org.), Semiótica social, multimodalidade, análises, discursos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, p. 141–157.
PERDIGÃO, Luciana Tavares; LIMA, Neuza Rejane Wille; MOREIRA, Cristiano Marins. O audioguia do Museu do Amanhã: um paralelo entre a experiência de um cego e um vidente. In: 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição Recife, 2017. Disponível em <https://encontrointernacionalad.files.wordpress.com/2017/03/o-audioguia-do-museu-doamanhc3a3.pdf >. Acesso em julho de 2017.
PLAZA, J. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.
RIBEIRO, A. Textos multimodais: leitura e produção. 1ª ed., São Paulo: Parábola Editorial, 2016, 128 p.
RIBEIRO, A. Escrever, hoje – palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. 1ª ed., São Paulo: Parábola Editorial, 2018, 128 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Luciana Perdigão, Edicléa Fernandes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.