Imagens acessíveis: uma relação entre a audiodescrição e a gramática do design visual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182023296

Palabras clave:

multimodalidade, tradução intersemiótica, tecnologia assistiva, acessibilidade, inclusão

Resumen

As produções acadêmicas e científicas estão cada vez mais multimodais com a popularização dos softwares de produção gráfica e edição de imagens. Entretanto, essas imagens precisam ser acessíveis para pessoas com alguma limitação na leitura desse tipo de recurso. E um dos recursos para acessibilizar essas imagens é a audiodescrição. O presente estudo tem como objetivo analisar o arranjo multimodal de imagens constituintes de produções acadêmicas que foram direcionadas para serem acessibilizadas através da audiodescrição. O foco é verificar o modo como os elementos constituintes das imagens foram arranjados no espaço visual e como isso se reflete no roteiro de audiodescrição. Fundamentada nos pressupostos da Semiótica Social e Multimodalidade (Ribeiro, 2016, 2018; Gualberto e Pimenta, 2019) e da Tradução intersemiótica (Plaza, 2003), foram utilizados como instrumentos a função de composição da Gramática do Design Visual - GDV - de Kress e Van Leeuwen (2006); e os princípios da audiodescrição de Lima (2011). Foram selecionadas dez imagens classificadas em categorias com base nas normas ABNT para trabalhos acadêmicos. A avaliação teórico-empírica trouxe à tona questionamentos e possibilidades no trabalho de criação e produção dessas imagens. Ao conhecer o processo tradutório da audiodescrição é possível pensar melhor no arranjo multimodal dos elementos para composição de imagens mais acessíveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

FECAP, F. E. de C. Á. P. Manual ABNT: Regras gerais de estilo e formatação de trabalhos acadêmicos. Biblioteca FECAP, 2021. Disponível em https://www.fecap.br/wp-content/uploads/2021/04/Manual-ABNT-2021-1.pdf. Acesso em: 26. set. 2021.

FELTEN, P. Visual literacy. Change: The magazine of higher learning. Washington, v. 40, n. 6, p. 60-64, novembro-dezembro, 2008.

GUALBERTO, C.; PIMENTA, S. Semiótica social, multimodalidade, análises, discursos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=MRjNDwAAQBAJ&lpg=PP1&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false . Acesso em: 10. jun. 2021.

Halliday, M.A.K. Language as Social Semiotic. London, Edward Arnold, 1978.

———— An Introduction to Functional Grammar. London, Edward Arnold, 1985.

———— Language in a Changing World. Canberra, ALAA Occasional Paper 13, 1993.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 2ª ed. London/New York: Routledge, 2006.

LIMA, F. J. de. Introdução aos Estudos do Roteiro para Áudio-Descrição: Sugestões Para a Construção de um Script Anotado. Revista Brasileira de Tradução Visual, nº 7, 2011, p. 1-31. Disponível em https://www.associadosdainclusao.com.br/enades2016/sites/all/themes/berry/documentos/08-introducao-ao-estudo-do-roteiro.pdf Acesso em: 26. set. 2021.

LIMA, F. J. de; TAVARES, F. S. S. Subsídios para a construção de um código de conduta do áudio-descritor. Revista Brasileira de Tradução Visual, nº 6, 2010. Disponível em http://www.associadosdainclusao.com.br/enades2016/sites/all/themes/berry/documentos/07-subsidios-para-a-construcao-de-um-codigo-de-conduta.pdf. Acesso em: 26. set. 2021.

MACEDO, F.; PIMENTA, S. Sustentabilidade e Risco Social: A representação da empresa Samarco na mídia jornalística brasileira. In GUALBERTO, C., e PIMENTA, S. (Org.), Semiótica social, multimodalidade, análises, discursos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, p. 141–157.

PERDIGÃO, Luciana Tavares; LIMA, Neuza Rejane Wille; MOREIRA, Cristiano Marins. O audioguia do Museu do Amanhã: um paralelo entre a experiência de um cego e um vidente. In: 3° Encontro (Inter)nacional de Audiodescrição Recife, 2017. Disponível em <https://encontrointernacionalad.files.wordpress.com/2017/03/o-audioguia-do-museu-doamanhc3a3.pdf >. Acesso em julho de 2017.

PLAZA, J. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.

RIBEIRO, A. Textos multimodais: leitura e produção. 1ª ed., São Paulo: Parábola Editorial, 2016, 128 p.

RIBEIRO, A. Escrever, hoje – palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. 1ª ed., São Paulo: Parábola Editorial, 2018, 128 p.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

PERDIGÃO, Luciana; FERNANDES, Edicléa. Imagens acessíveis: uma relação entre a audiodescrição e a gramática do design visual. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 096–119, 2023. DOI: 10.5965/19843178182023296. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/21402. Acesso em: 21 nov. 2024.