A CONCEPÇÃO DOS PEDAGOGOS QUANTO A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO DESENHO INFANTIL NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Cleide Gissela da Silva
  • Márcia Diva Speorin
  • Márcia Moreno

Palabras clave:

Pedagogo, desenho e crianças.

Resumen

Esta pesquisa trata da concepção de pedagogas da educação infantil quanto a função e a importância do desenho no desenvolvimento de crianças entre 2 a 5 anos de quatro centros de educação infantil no município de Chapecó, estado de Santa Catarina. O objetivo principal do projeto foi identificar as concepções que os(as) pedagogos(as) possuem acerca do desenho de crianças de 2 a 5 anos, nos centros de educação infantil municipal. Foi constatado que todas as pedagogas que constituíram a amostra, demonstraram conhecer a influência do desenho sobre o desenvolvimento da criança e como forma de expressão e comunicação com o mundo. No entanto nenhuma reconheceu o desenho como um instrumento socializador para as crianças. Identificamos também a fragilidade das bases teóricas dos pedagogos em relação ao assunto. A insegurança quanto ao conhecimento teórico científico sobre o assunto está fortemente presente nos espaços escolares. Mesmo desenvolvendo trabalhos interessantes as pedagogas apresentam receio de expor o que realmente sabem e o que praticam em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-02-18

Cómo citar

DA SILVA, Cleide Gissela; SPEORIN, Márcia Diva; MORENO, Márcia. A CONCEPÇÃO DOS PEDAGOGOS QUANTO A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO DESENHO INFANTIL NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 78–103, 2011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/2110. Acesso em: 22 nov. 2024.