O papel da arte no desenvolvimento da criatividade em crianças da educação infantil: o que pensam e fazem os professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781722021110

Palabras clave:

Criatividade, Educação infantil, Prática docente, Arte-educação

Resumen

A criatividade desenvolve-se no contexto social e cultural, caracterizando-se como instrumento de expressão, compreensão do eu e do coletivo. Ao longo do século XX o papel da criatividade na educação ganhou destaque, devido às constantes mudanças sociais, culturais e tecnológicas, e encontra na arte meios para seu desenvolvimento. Sendo assim, o que pensam e fazem os professores sobre a criatividade dos estudantes? Para responder tal questionamento, o objetivo da pesquisa é analisar as concepções e ações docentes que proporcionam o desenvolvimento da criatividade, com foco em estudantes da Educação Infantil. A presente pesquisa caracteriza-se em um estudo de campo, a partir de observação indireta, e utiliza como instrumento de coleta de dados a entrevista face a face, semiestruturada, com perguntas referentes ao conhecimento dos conceitos e práticas da criatividade com professoras de cinco escolas de Educação Infantil. Os resultados apontados reafirmam a arte como o componente que possui maior possibilidade de desenvolvimento da criatividade e destacam a necessidade da formação inicial do professor ser direcionada para possibilitar a atuação criativa de sua profissão, bem como a necessidade constante de busca, rompendo com os paradigmas e estereótipos, e cultivando a criatividade na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sara Mandolini, Universidad Estatal Paulista

Graduada em Artes Visuais (Licenciatura) -  UNESP - FAAC (Faculdade de Artes e Comunicação) - Bauru/SP.

Eliane Patricia Grandini Serrano, Universidad Estatal Paulista

Professora doutora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FAAC (Faculdade de Artes e Comunicação) - Bauru/SP.

Citas

BARBOSA, Ana Mae. CUNHA, Fernanda Pereira da, (Orgs). A Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação; CONSED; UNDIME Nacional. Base Nacional Comum Curricular: Proposta Preliminar, Segunda Versão Revista, abril 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/maio-2016-pdf/40791-bncc-proposta-preliminar-segunda-versao-pdf/file> Acesso em: 15 de mar. de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1, p. 18. Disponível em: < http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf> Acesso em: 06 de jul. de 2021.

DAVIES, Dan. HOWE, Alan. O que significa ser criativo? In: MOYLES, Janet e colaboradores. Fundamentos da Educação Infantil: enfrentando o desafio. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 261-275.

FERNANDES, Vera Lúcia Penzo. A Criatividade no ensino de Artes Visuais: da reprodução à inclusão. 1. Ed. – Curitiba: Appris, 2016.

JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Criatividade, Criação e Apreciação Artística: a Atividade Criadora Segundo Vygotsky. In: VASCONCELLOS, Mário Sérgio (org.). Criatividade: Psicologia, educação e conhecimento do novo. São Paulo: Moderna, 2001. p. 43-58.

JUSTO, José Sterza. Criatividade no Mundo Contemporâneo. In: VASCONCELOS, Mário Sérgio (org.). Criatividade: Psicologia, educação e conhecimento do novo. São Paulo: Moderna, 2001. p. 59-78.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, Arte e Invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

LOWENFELD, Victor. BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1970.

OLIVEIRA, Maria Lucia de. Contribuições da Psicanálise para a Compreensão da Criatividade. In: VASCONCELOS, Mário Sérgio (org.). Criatividade: Psicologia, educação e conhecimento do novo. São Paulo: Moderna, 2001. p. 21-42

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de criação. 25 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

PIAGET, Jean. Criatividade. In: VASCONCELLOS, Mário Sérgio (org.). Criatividade: Psicologia, educação e conhecimento do novo. São Paulo: Moderna, 2001. p. 11-20

VIGOTSKY, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

Publicado

2022-06-24

Cómo citar

MANDOLINI, Sara; SERRANO, Eliane Patricia Grandini. O papel da arte no desenvolvimento da criatividade em crianças da educação infantil: o que pensam e fazem os professores. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 110–135, 2022. DOI: 10.5965/198431781722021110. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17220. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

INCLUSÃO E ARTE: DEBATES ATUAIS