ARTES VISUAIS E INCLUSÃO: O SIMBOLISMO NA EXPRESSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Resumen
Este estudo é o resultado de uma pesquisa intitulada “O Simbolismo na Expressão de crianças com Necessidades Especiais”, realizada no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Artes Visuais - GEPEAV/CNPq. É um trabalho de investigação teórico-prático com materiais potencialmente plásticos, junto a pessoas com necessidades educacionais especiais. Busca-se promover, por meio do estímulo da expressão estética da criança, uma experimentação artística e suas possibilidades criativas, afetivas, motoras e intelectuais. As atividades foram desenvolvidas através de experiências e representações criativas com vivências artísticas, e posterior análise, reflexão e interpretação dos percursos de duas crianças e suas produções em uma Escola Especial. Objetiva-se investigar a promoção da inclusão da arte no desenvolvimento da criatividade das pessoas com necessidades educacionais especiais, a fim de estimular a busca de seus próprios meios de expressão com referência nos seus elementos pessoais intersubjetivos. Acredita-se na importância do incentivo à espontaneidade, descoberta de capacidades e auto-valorização ao longo do processo da inclusão da arte.
Palavras-Chave: Artes Visuais, Inclusão, Simbolismo e Expressão
Abstract: Visual arts and inclusion: Symbolism in the expressions of children and adolescents with special needs. Current analysis hailed from a research entitled ‘Symbolism in the expressions of children and adolescents with special needs,’ undertaken by the Group for the Study and Research in Education and the Visual Arts (GEPEAV/CNPq). The theoretical and practical investigation comprises potentially plastic material used by people with special needs. Artistic experimentation and its creative, affective, motor and intellectual possibilities are highlighted by the stimulus in the child’s aesthetic expression. Activities were developed through experiences and creative representations with artistic modes, coupled to analysis, reflection and interpretation of two children’s trajectory and their production in a Special School. Art inclusion in the development of creativity of people with special education needs was investigated so that the search for autonomous expression could be found with reference to their intersubjective personal elements. Results show the importance of the stimulus to spontaneity, the discovery of abilities and self-valorization throughout the inclusion process of art.
Key-Words: Visual Arts; Inclusion; Symbolism; Expression.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.