A Síndrome de Burnout em professores que atuam na Educação Especial: uma revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178172021e0018

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, professor, educação especial

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a produção científica brasileira sobre a síndrome de burnout em professores de educação especial no Brasil, através de uma revisão integrativa da literatura, reunindo e sintetizando resultados de pesquisas sobre a temática abordada em questão, com intuito de desvelar a sua emergência e/ou consolidação como objeto de investigação nesta área do conhecimento e no interior desse espaço acadêmico. No início da pesquisa a intenção era somente realizar a seleção de artigos com a temática abordada, porém devido aos números irrisórios de publicações, foi inserido as dissertações e teses na busca. As buscas foram executadas nas bases de dados virtuais: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic), banco de dissertações e teses da CAPES. Concluiu-se que existe uma carência de investigações científicas sobre a síndrome de burnout em professores que atuam na educação especial, necessitando assim um olhar diferenciado dos pesquisadores. 

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Biografia do Autor

Fernando Miranda Arraz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Especialista em Gestão Escolar Integradora: administração, orientação,  supervisão e inspeção) e Psicopedagogia Institucional pela FACEL- Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Especialista em Tutoria em Educação à distância pela FETREMIS – Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira. Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia. Atualmente é Analista Executivo de Defesa Social (Pedagogo) na Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública e professor da Educação Básica.

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Publicado

02-12-2021

Como Citar

ARRAZ, Fernando Miranda. A Síndrome de Burnout em professores que atuam na Educação Especial: uma revisão integrativa da literatura. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, p. e0018, 2021. DOI: 10.5965/19843178172021e0018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16221. Acesso em: 28 mar. 2024.