Frida Kahlo, Qorpo-Santo, Bispo do Rosário e Yayoi Kusama: a arte nos processos de saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317815022019026Palabras clave:
Saúde mental, Produção artística, Normalidade, PatologiaResumen
O presente texto lança um olhar sobre quatro artistas e a relação que a arte produziu em suas vidas enquanto mantenedora da saúde mental. Foram escolhidos artistas do século XIX até o período atual, nomeadamente: Frida Kahlo, Bispo do Rosário, Yayoi kusama e Qorpo-Santo. Os três primeiros artistas visuais e o último escritor. Nas ações que cada um dos quatro artistas realizou e, no caso de Yayoi kusama ainda realiza, é possível compreender a forma como cada um decidiu incorporar a arte às suas vidas. Para aprofundar essa relação entre arte e sanidade mental, este artigo explorou dentro da história da saúde, os temas da saúde mental, da normalidade e da patologia para estabelecer este panorama que será apresentado a seguir. O intuito é perceber de que forma a arte pode ser um empreendimento de saúde mental para aqueles que buscam uma forma de expressar o que sentem e o que vivem em seus universos particulares.
Descargas
Citas
ALENCAR, A. V.; ROLIM, S.G.; LEITE, P.N.B. A história da loucura. In: ID on line Revista de Psicologia. 2013. Disponível em http://idonline.emnuvens.com.br/id Acessado em 10/03/2018
BERGLIAFFA, M. P. Yayoi Kusama: “Hago mis obras para sobrevivir al dolor, al deseo de muerte”. 2013. Acessado em
http://www.clarin.com/sociedad/Hago-sobrevivir-dolor-deseo-muerte_0_946705478.html Acessado em 01/04/2015
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. 4ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 1995
DEZÁINA. Yayoi Kusama: A doença como inspiração. Disponível em https://www.dezaina.com.br/artigo/yayoi-kusama-a-doenca-como-inspiracao-e-arte-como-cura Acessado em 21/03/2020
Enciclopédia Itaú Cultural. Qorpo-Santo. 2017. Disponível em http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8151/qorpo-santo Acessado em 08/03/2018
FARIA, F. M. Arthur Bispo do Rosário e seu universo representativo. In: Revista Urutágua – revista acadêmica multidisciplinar. Nº 5. Maringá. 2004. Disponível em http://www.urutagua.uem.br/005/12his_faria.htm Acessado em 01/04/2015
FOUCAULT, M. História da loucura. São Paulo: Perspectiva. 1978
KELNER, G; BOXWELL, S; SILVA, A.R.R. Catástrofe e representação na pintura de Frida Kahlo. In: Pulsional Revista de Psicanálise, ano XIII, nº 132, 34-44. São Paulo. 2000. Disponível em http://www.editoraescuta.com.br/pulsional/132_04.pdf Acessado em 20/07/2018
LIMA, E.M.F.A.; PELBART, P.P. Arte, clínica e loucura: um território em mutação. In: História, Ciencias, Saúde – Manguinhos, V. 14, Nº 3, 709-735. Rio de Janeiro. 2007
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Relatório mundial da saúde. 2002. Disponível em: https://www.who.int/whr/2001/en/whr01_po.pdf Acessado em 21/03/2020
MORAIS, F. Frida Kahlo: tudo é autorretrato. In: Kahlo, F. O diário de Frida Kahlo: um autorretrato íntimo. 3ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio. 2012
ORSINI, M. et al. Frida Kahlo: a arte como desafio à deficiência e à dor, com enfoque na poliomielite anterior aguda. In: Biblioteca virtual em saúde. 44 (3): 5-12. 2008. Disponível em http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-498252 acessado em: 05/04/2015
SECRETARIA DA SAÚDE DO PARANÁ. Saúde mental. s/data. Disponível em: http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2862 acessado em: 20/04/2015
THOMAZONI, A.R. & FONSECA, T.M.G. (2011) Encontros possíveis entre arte, loucura e criação. In: Mental, vol 9, nº 17. 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1679-4427&lng=pt&nrm=iso acessado em: 07/04/2015
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.