A experiência de alfabetização digital nas totalidades iniciais da modalidade EJA

Autores/as

  • Valeria Gonzatti
  • Andrea Reginatto

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Alfabetização digital

Resumen

O presente artigo é fruto de inquietações acerca de minha prática como educadora da rede estadual na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes das Totalidades Iniciais estão na alfabetização. A experiência com a alfabetização digital nas turmas iniciais pode proporcionar novas e efetivas aprendizagens. Essa pesquisa seguiu um delineamento qualitativo através de estudo de caso (YIN, 2005). Os participantes foram três estudantes que frequentam as Totalidades Inicias da EJA numa escola estadual do município de Canoas/RS. O critério de seleção foi de pertencer à modalidade EJA, ser maior de 18 anos e ser voluntario. O instrumento de pesquisa foi a entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo (BARDIN, 1977). identificou as seguintes categorias emergentes: “EJA – Chegada”, “Facilidades no computador”, “Dificuldades na sala digital”, “Expectativas com o computador” e “Aprender no computador”. Os resultados enfatizam a necessidade de permanente reflexão sobre a alfabetização digital (RIBEIRO, 2017) e o uso dos computadores como forma de prática educacional. Neste contexto, tanto a alfabetização digital como letramento (LIMA & ALMEIDA, 2015) são importantes para esses estudantes, visto que o uso de computadores e internet os faz mais informados e participativos.

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Publicado

2019-04-01

Cómo citar

GONZATTI, Valeria; REGINATTO, Andrea. A experiência de alfabetização digital nas totalidades iniciais da modalidade EJA. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 08–25, 2019. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13263. Acesso em: 22 nov. 2024.