Revisando os conceitos de celular e educação: a utilização do dispositivo móvel como recurso pedagógico no Paraná de acordo com a lei estadual nº. 18.118/2014-PR
Palabras clave:
Celular, Tecnologia, Professor, Educação.Resumen
O presente artigo tem como tema, celular e educação e, como recorte, o uso do dispositivo móvel como recurso pedagógico no estado do Paraná. O objetivo desta pesquisa é discutir de que modo o celular pode ser utilizado como recurso pedagógico eficiente em sala de aula no estado do Paraná, de acordo com a lei estadual nº 18.118/2014-PR, considerando que, na maioria das vezes, é proibidoo uso nas escolas do estado. Para isso, adotou-se como estratégia metodológica o estudo de caso e pesquisa bibliográfica, realizada por meio de consultas em artigos científicos, dissertações de mestrado e tese de doutorado, com base no banco de dados da Capes. Conclui-se que utilizar o celular em sala de aula demanda mais força de vontade e interesse do professor, uma vez que, seu uso é permitido pela legislação do estado, desde que apropriado para fins pedagógicos. O celular pode ser um excelente instrumento pedagógico, capaz de potencializar o processo de ensino e aprendizagem.
Descargas
Citas
ALTOÉ, A., FUGIMOTO, S. M. A. Computador na educação e os desafios educacionais. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 26 a 29 de Outubro de 2009.
BARBERO, Jesús Martín. Tecnicidade, Identidade, Alteridades: Mudanças e opacidades da comunicação no século. IN: MORAES, Dênis de. Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. (p. 51-80).
BARBOSA, Maria Irene de Castro; BARCELLOS, Daniela Menezes Neiva; CARVALHO, Maria Cláudia da Veiga Soares de. ‘Pode ser por Whatsapp?’ Aspectos interacionais nas mensagens de aplicativos de celular no contexto da disciplina de educação nutricional. Anais... INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 40° Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. Curitiba-PR, 04 a 09 set. 2017.
COSTA, M. C. C. Educomunicador é preciso. Disponível em: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/7.pdf Acesso em: 25 fev. 2018.
COSTA, Suéller. A autoria em sala de aula: o incentivo à participação discente e docente por meio de projetos que envolvem a produção midiática para a educação. Anais... INTERCOM– Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da comunicação 40° Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. Curitiba-PR, 04 a 09 set. 2017.
FERREIRA, Jeferson Luiz Miranda. Segurança em Redes sem Fio. 2013. Monografia (Especialização em Configuração e Gerenciamento de Servidores e Equipamentos de Redes). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2013.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa. nº 107, p. 187-206, julho/1999.
LOPES, Priscila Almeida; PIMENTA, Cintia Cerqueira Cunha. O uso do celular em sala de aula como ferramenta pedagógica: Benefícios e desafios. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 3, n. 1, p. 52 - 66, 2017.
MAKLUF, Cibele Abreu. Análise de tecnologias 3G visando à estruturação do canal de retorno da TV digital. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, 2011.
MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das TIC na educação. SISIFO – Revista de Ciências da Educação. N.º 03, maio/ago. 2007.
MORAES, Dênis de. A tirania do fugaz mercantilização cultural e saturação midiática. IN: MORAES, Dênis de. Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. (p. 33-50).
NAGAMINI, Eliana. O Uso do Aplicativo Whatsapp: Tempo de escrita/oralidade de alunos do ensino fundamental.Anais... INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 40° Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. Curitiba-PR, 04 a 09 set. 2017.
NAGUMO, Estevon. O uso do aparelho celular dos estudantes na escola. Dissertação (mestrado) – Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
NETO, Gabriel Lage. Tecnologias, comunicação e educação: a utilização da internet como extensão do relacionamento entre docentes e discentes em sala de aula. Anais... INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da comunicação XXXVI° Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. Manaus-AM, 04 a 07 set. 2013.
OROZCO, Guillermo. Comunicação social e mudança tecnológica: Um cenário de múltiplos desordenamentos. IN: MORAES, Dênis de. Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
OSELAME, Mariana Corsetti; SANTOS, Leandro dos Santos; FELIPE, Matheus da Silva. Celular na sala de aula: desafios e possibilidades para o ensino do telejornalismo. Anais... INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da comunicação 40° Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. Curitiba-PR, 04 a 09 set. 2017.
PACHECO, Mariã Aparecida Torres; PINTO, Leandro Rafael; PETROSKI, Fábio Roberto. O uso do celular como ferramenta pedagógica: uma experiência válida. EDUCERE, XII Congresso Nacional de Educação, PUC-PR, Curitiba, 2017.
PALAGI, AnaMaria Marques. Formação de Professores em tecnologias digitais em diálogo com as políticas públicas no estado do Paraná. 2016. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Humanas. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo, 2016.
PARANÁ. Lei n° 18.118/2014, de 24 de junho de 2014. Dispõe sobre a proibição do uso de aparelhos/equipamentos eletrônicos em salas de aula para fins não pedagógicos no Estado do Paraná. Assembleia legislativa do Paraná. Curitiba, PR, 24 de jun. 2014. Disponível em: http://www.comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=11862. Acesso em: 25 fev. 2018.
SANTOS, José Ozildo dos; SANTOS, Rosélia Maria de Souza dos. O uso do celular como ferramenta de aprendizagem. Pombal, 2014. REBES. V. 4, n. 4, out, dez. p. 1-6.
SILVA, Dilma Oliveira da. O uso do celular no processo educativo: Possibilidades na aprendizagem. Anais... EDUCERE. XII Congresso nacional de educação, PUCPR, 26 a 29 out. 2015.
SOUZA, Josenilda Martins de. O uso do celular: por que proibir é a melhor opção? Anais...6° simpósio hipertexto e tecnologia na educação. 2º colóquio internacional de educação com tecnologias. ISSN: 194-1175, 2017.
STAM, Robert. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Editora Ática S. A., 1992.
UNESCO PolicyGuidelines for Mobile Learning. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Paris, France, 2013. Disponível em: <http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/igo/> Acesso em: 25 fev. 2018.
VIVIAN, Caroline Deprá; PAULY, Evaldo Luis. O uso do celular como recurso pedagógico na construção de um documentário intitulado: Fala Sério! Colabor@ - Revista Digital da CVA, ISSN 1519-8529. Volume 7, Número 27, núm. de p., fev. 2012.
ZUIN; Vânia Gomes; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. O celular na escola e o fim pedagógico. Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 143, p.419-435, abr.-jun., 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.