Teatro e Inclusão Social na periferia de Brumadinho/MG: aproximação com futuros usuários da praça do centro de artes e esportes unificados
Palabras clave:
Pedagogia do Teatro, Praça CEU, Contação de histórias, Patrimônio imaterial,Resumen
O presente artigo parte de um dado biográfico do autor, quando foi autuado por crime ambiental não cometido. A partir da sua atuação como formador de professores de teatro na Universidade Federal de Minas Gerais, propôs o pagamento do valor em serviço, como forma de incluir-se na comunidade onde vive e desenvolver uma iniciação teatral à comunidade. Desse modo, criou um projeto para capacitar agentes culturais para o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) que seria inaugurado na cidade de Brumadinho / MG e pode, através de oficinas de contação de histórias, estabelecer a inclusão social da comunidade pertencente ao bairro onde encontra-se o equipamento cultural e dialogar sobre o campo do patrimônio imaterial. Sua ação repercutiu na conscientização das participantes na importância e reconhecimento do uso e apropriação do equipamento cultural, além de ampliar o campo das artes cênicas. Como continuidade da proposta foi elaborado um projeto de extensão, onde o autor é docente a fim de aproximar universidade e comunidade em prol de novas conquistas culturais e troca de saberes.
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