Dennis Gray e a formação em dança na cidade de Fortaleza
Palabras clave:
Escola Dennis Gray, Formação em Dança, Ensino de Dança,Resumen
Este artigo discute o trabalho de Dennis Gray na Escola de Dança do Serviço Social da Indústria (SESI), na cidade de Fortaleza, no período de 1974 a 1977. A pesquisa objetivou compreender o papel dessa escola (SESI/Dennis Gray) na formação em dança de seus egressos. O estudo é uma pesquisa histórica sobre Educação e Arte, no âmbito da Dança, na qual utilizamos como método a História Oral Híbrida. Como métodos de coleta de dados, utilizamos fontes orais, iconográficas e registros de dois jornais: O Povo e o Diário do Nordeste. Os dados e achados da investigação demonstram que o trabalho de Dennis Grayfoi um marco na história da dança de Fortaleza, por se tratar da primeira proposta de formação profissional de bailarinos na cidade. Na proposta havia uma preocupação de oferta de uma formação voltada para as técnicas de dança clássica e moderna, métodos bastante difundidos na década de 1970 em nível de Brasil. Sob esse aspecto, a experiência do SESI foi a primeira ação que provocou novos olhares na dança enquanto profissão em Fortaleza. Evidenciando esse fato, a investigação demonstra que vários egressos da Escola se tornaram profissionais, apesar de seu pouco tempo de funcionamento.
Descargas
Citas
ALBERTI, Verena. Histórias dentro da História. In: PINSKY, Bassanezy Carla, et al. Fontes Históricas. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2010,p 155-202 .
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos.Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: _____Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3ª ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense,1987, p.222 -232 , (Obras escolhidas; v. 1)
FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: _____ Vigiar e punir. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis:Vozes, 1987. p. 117-142.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1982.
_____.A pedagogia da autonomia:saberes necessários à prática educativa. 37ª. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção leitura).
GADELHA, Rosa Primo. A Dança possível: as ligações do corpo na cena. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda, 2006.
GADOTTI. Moacir. A boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
GIL, José. Movimento total: O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
JOSSO, Marie-Cristine. Experiências de vida e formação. Trad. José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.
JORNAL O POVO. Fortaleza, 02 fev. 1974.
_____. Fortaleza, 17 dez. 1977.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. nº.19. Rio de Janeiro. jan./abr . 2002, p. 20-28.
LOZANO, Jorge Eduardo Aceves. Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. In: FERREIRA, Marieta de Moraes (coord.) Usos e abusos da história oral.7ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. p. 15-25
MARQUES, Isabel. O Balé e a favela. Disponível em: <http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=6413>. 2003. Acesso em: 26 set. 2013.
_____.Linguagem da dança: Arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
_____; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Digitexto, 2012.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom; RIBEIRO, Suzana L. Salgado. Guia prático de história oral: para empresas, universidades, comunidades, famílias. São Paulo: Contexto, 2011.
PORTINARI, Maribel. Dennis Gray: eterno em cena. Rio de Janeiro: FUNARTE, Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 2001.
ROCHA, Thereza. Dança e Pensamento. Comunicação pessoal, 2007.
RUMMEL, F. Introdução aos procedimentos de pesquisa em educação. Trad. de Jurema Alcides Cunha. Porto Alegre: Globo, 2002.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
THOMSON, Alistair. Recompondo a memória: questões sobre a relação entre a história oral e as memórias. In: ANTONACCI, Maria Antonieta e PERELMUTTER, Daisy (Orgs.). Projeto História: ética e história oral. São Paulo: PUC/SP, abr.1997, v.15, p. 51-84.
WARSCHAUER, Cecília. Rodas em rede: oportunidades formativas fora e dentro da escola. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Jacqueline Rodrigues Peixoto, José Albio Moreira de Sales, Ângela Maria Bessa Linhares, Maria Socorro Lucena Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.
Esta revista tiene una licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International. Esta licencia permite que otros remezclen, modifiquen y desarrollen su trabajo con fines no comerciales, y aunque los trabajos nuevos deben acreditarlo y no pueden usarse comercialmente, los usuarios no están obligados a licenciar estos trabajos derivados bajo los mismos términos.