O PROFESSOR NO CINEMA ESTADUNIDENSE: MODELOS DE PROFISSIONAIS E IDEOLOGIAS

Authors

  • Vania Cristina Pauluk Cavalheiro Centro de Socioeducação de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812022016073

Keywords:

, neoliberalismo, cinema estadunidense, ideologia, professor

Abstract

Este artigo utiliza reflexões e estudos e pesquisa da Pós-graduação- Especialização em Mídia, Política e Atores Sociais, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Este texto busca analisar e discutir o perfil do profissional professor veiculado em filmes de grande exibição e sucesso produzidos pela indústria cinematográfica estadunidense. Procurou-se analisar como a constituição dos personagens (professores) encontra-se consoante com os ideários neoliberais em educação e a presença dessas ideologias no enredo. Os filmes selecionados são aqueles de fácil acesso pela população: exibidos em redes de televisão em canais abertos e lançados em cinema. Outro critério seguido na seleção buscou filmes em que os personagens principais fossem representados por atores de grande sucesso midiático. Em todos os filmes há a presença desses atores, como é o caso de: Cameron Diaz e Hilary Swank. Os filmes selecionados são todos produzidos nos Estados Unidos e os enredos retratam especialmente a história de um professor, ou seja, o enredo se dá por meio da história profissional/pessoal desse sujeito. Verificou-se a forte presença das ideologias neoliberais em educação nos filmes analisados

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Published

2016-09-01

How to Cite

PAULUK CAVALHEIRO, Vania Cristina. O PROFESSOR NO CINEMA ESTADUNIDENSE: MODELOS DE PROFISSIONAIS E IDEOLOGIAS. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 73–99, 2016. DOI: 10.5965/1984317812022016073. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7405. Acesso em: 22 nov. 2024.