MEMÓRIA DE VELHOS ATRAVÉS DA NARRAÇÃO ILUSTRATIVA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Authors

  • Aryana Lucia Rech Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812022016027

Keywords:

Memória, lembrança de velhos, ilustração, história em quadrinhos, anatomia

Abstract

Partindo de conceitos de memória temos como objetivo desta pesquisa o fomento ao resgate histórico e a identidade cultural de nossa região, por meio de uma produção plástica desenvolvida pelos alunos do ensino fundamental e médio, com base em entrevistas realizadas com idosos. Trabalhando com o uso da ilustração e da arte sequencial das Histórias em Quadrinhos abordamos conteúdos ligados à anatomia, movimento e criação de personagem, bem como síntese e criação de roteiro tendo como base entrevistas realizadas com idosos de nossa região, que fazem parte do círculo social dos alunos. Inicialmente, temos uma introdução acerca da memória e da memória de velhos para, na sequência, adentrarmos em uma análise da docência e dos resultados obtidos. Com eles, estabelecemos uma ponte entre diferentes gerações, originando um resultado ilustrativo que dá vida às experiências dos velhos narradores, revelando relatos característicos e emocionantes do que foi essa troca de vivências.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Aryana Lucia Rech, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO

Arte, Memória e Educação.

References

ACEVEDO, Juan. Como fazer Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Global, 1990.

ALVES, Rubem. O velho que acordou menino. São Paulo: Planeta, 2005.

ANSELMO, Gimenez Mendo, História em quadrinhos: impresso vs. Web / Anselmo Gimenez Mendo. São Paulo: Editora UNESP, 2008.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 4a ed. Pespectiva: São Paulo, 1999.

BARRETO, Maria Lecticia Fonceca. Admirável mundo velho: velhice, fantasia e realidade social. São Paulo: Ática, 1992. 237 p.

BEAUVOIR, Simone. A Velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1970.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembrança de Velhos. 2. ed., São Paulo: T.A. Queiroz,1994.

BRAGA JÚNIOR Amaro Xavier. Histórias em quadrinhos, informação e memória: uma análise de “passos perdidos, história desenhada: a presença judaica em Pernambuco”. 2011. Disponível em: < http://www.unicap.br/coloquiodehistoria/wp- content/uploads/2013/11/5Col-p.817-830.pdf.>. Acesso em 22/06/2014.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

LUREIRO, Altair Macedo Lahud. A Velhice, o Tempo e a Morte. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2000.

NÉRI, Anita Liberalesso, YASSUDA, Mônica Sanches (orgs.). Velhice bem sucedida: aspectos cognitivos. São Paulo: Papirus, 2004.

GEREMIA, Sidimar Marcio. As histórias em quadrinhos no ensino da arte: uma proposta de ensino aprendizagem referenciada em Carlos Henrique Iotti. Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Chapecó, 2002.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

HERNANDES Lucas. Memória da história em quadrinhos no brasil. Disponível em: <http://www.uscs.edu.br/pesquisasacademicas/images/download_inici_cientifica/prof_roberto _e_lucashernandes_com.pdf.>. Acesso em 20/06/2014.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Disponível em: <http://www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf.>. Acesso em 20/06/2014.

GOMES, Ivan Lima. Uma breve introdução à história das histórias em quadrinhos no Brasil. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/6o-encontro-2008- pdf>. Acesso em 20/06/2014.

Published

2016-09-01

How to Cite

RECH, Aryana Lucia. MEMÓRIA DE VELHOS ATRAVÉS DA NARRAÇÃO ILUSTRATIVA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 27–48, 2016. DOI: 10.5965/1984317812022016027. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7175. Acesso em: 17 jul. 2024.