MEMÓRIA DE VELHOS ATRAVÉS DA NARRAÇÃO ILUSTRATIVA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812022016027Keywords:
Memória, lembrança de velhos, ilustração, história em quadrinhos, anatomiaAbstract
Partindo de conceitos de memória temos como objetivo desta pesquisa o fomento ao resgate histórico e a identidade cultural de nossa região, por meio de uma produção plástica desenvolvida pelos alunos do ensino fundamental e médio, com base em entrevistas realizadas com idosos. Trabalhando com o uso da ilustração e da arte sequencial das Histórias em Quadrinhos abordamos conteúdos ligados à anatomia, movimento e criação de personagem, bem como síntese e criação de roteiro tendo como base entrevistas realizadas com idosos de nossa região, que fazem parte do círculo social dos alunos. Inicialmente, temos uma introdução acerca da memória e da memória de velhos para, na sequência, adentrarmos em uma análise da docência e dos resultados obtidos. Com eles, estabelecemos uma ponte entre diferentes gerações, originando um resultado ilustrativo que dá vida às experiências dos velhos narradores, revelando relatos característicos e emocionantes do que foi essa troca de vivências.Downloads
References
ACEVEDO, Juan. Como fazer Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Global, 1990.
ALVES, Rubem. O velho que acordou menino. São Paulo: Planeta, 2005.
ANSELMO, Gimenez Mendo, História em quadrinhos: impresso vs. Web / Anselmo Gimenez Mendo. São Paulo: Editora UNESP, 2008.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 4a ed. Pespectiva: São Paulo, 1999.
BARRETO, Maria Lecticia Fonceca. Admirável mundo velho: velhice, fantasia e realidade social. São Paulo: Ática, 1992. 237 p.
BEAUVOIR, Simone. A Velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1970.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembrança de Velhos. 2. ed., São Paulo: T.A. Queiroz,1994.
BRAGA JÚNIOR Amaro Xavier. Histórias em quadrinhos, informação e memória: uma análise de “passos perdidos, história desenhada: a presença judaica em Pernambuco”. 2011. Disponível em: < http://www.unicap.br/coloquiodehistoria/wp- content/uploads/2013/11/5Col-p.817-830.pdf.>. Acesso em 22/06/2014.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
LUREIRO, Altair Macedo Lahud. A Velhice, o Tempo e a Morte. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2000.
NÉRI, Anita Liberalesso, YASSUDA, Mônica Sanches (orgs.). Velhice bem sucedida: aspectos cognitivos. São Paulo: Papirus, 2004.
GEREMIA, Sidimar Marcio. As histórias em quadrinhos no ensino da arte: uma proposta de ensino aprendizagem referenciada em Carlos Henrique Iotti. Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Chapecó, 2002.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
HERNANDES Lucas. Memória da história em quadrinhos no brasil. Disponível em: <http://www.uscs.edu.br/pesquisasacademicas/images/download_inici_cientifica/prof_roberto _e_lucashernandes_com.pdf.>. Acesso em 20/06/2014.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Disponível em: <http://www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf.>. Acesso em 20/06/2014.
GOMES, Ivan Lima. Uma breve introdução à história das histórias em quadrinhos no Brasil. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/6o-encontro-2008- pdf>. Acesso em 20/06/2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.