Fotografia, ensino e inclusão: Relato de experiência com alunos com deficiência visual

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0059

Keywords:

Fotografia, Paisagem Sonora, Deficiência Visual, Acessibilidade

Abstract

É aparentemente um contrassenso ponderar a construção de imagens para pessoas com deficiência visual, sobretudo quando tais sujeitos são os autores da produção imagética. De encontro a esta ideia, apresentamos alguns resultados do Projeto de extensão universitária A Fotografia e o Sentir. As ações envolveram o ensino e a prática fotográfica junto aos alunos do IEACN - Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste, localizado na cidade de Campina Grande - PB. O estudo propõe um debate sobre recursos didáticos e métodos com foco na acessibilidade e inclusão, o uso da multissensorialidade para a construção imagética ao explorar estímulos auditivos e táteis, assim como a importância de propiciar ao aluno com deficiência visual o papel de fonte emissora e criativa. Tomamos por objetivo incentivar sujeitos autônomos e construtores do próprio conhecimento. Para tanto, apresentamos o relato de experiência sobre o desenvolvimento da autonomia e percepção fotográfica dos alunos com deficiência visual, que ao produzirem imagens, estimularam a consciência corporal e exploraram suas percepções, indicando o processo como possível abordagem metodológica para a técnica fotográfica inclusiva. O percurso teórico envolveu Barbosa (1999, 2007), Vygotsky (1997), Schafer (2003), Merleau-Ponty (1994), Alves (2009) entre outros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ian Costa, Federal University of Campina Grande

Mestre em Comunicação (Culturas Midiáticas Audiovisuais) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (2011) e especialização em Metodologia do Ensino em Artes pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Tem experiência no ensino das artes aplicadas à mídia, principalmente nas áreas de áudio (captação e desenho de som), fotografia (ênfase em fotojornalismo, publicidade e fotografia artística) e cinema (ênfase em direção, roteiro e som). Desenvolve pesquisas nas áreas de arte inclusiva, Remix, Cibercultura, Relação Imagem-Música . Professor do curso de Bacharelado em Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande na área de Áudio e Tecnologia.

Cristianne Melo, Federal University of Campina Grande

Mestre em Comunicação (UFPE), especialista em Artes Visuais, bacharel em Arte e Mídia (UFCG), Jornalista (UEPB). Professora efetiva na Universidade Federal de Campina Grande no curso de Bacharelado em Arte e Mídia, na área de Estética e História da Arte, com ênfase em Artes Visuais.  Suas pesquisas e práticas estão relacionadas à Fotografia, Artes Visuais e Publicidade. Atualmente investiga a prática fotográfica realizada por pessoas com deficiência visual.

References

ALVES, Jefferson Fernandes. O olhar pelo tato e pela voz: não vidência, fotografia e prática docente. Educação em Questão, v. 27, n. 13, 2006

_____.. Deficiência visual e fotografia: o olhar pelo som, pelo tato e pela palavra alheia. In: CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 5., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: Uel, 2009. p. 1127-1134.

BAVCAR, Evgen. O ponto zero da fotografia. VSA art do Brasil, 2000. Disponível em: <https://dobrasvisuais.files.wordpress.com/2010/08/a-luz-e-o-cego.pdf>. Acesso: 18 dez 2020.

D´AVILA, Renato. Teco Barbero revela mistérios da fotografia cega. Novo olhar, G1-Sergipe, 2017. Disponível em: <http://g1.globo.com/se/sergipe/blog/novo-olhar/post/teco-barbero-revela-misterios-da-fotografia-cega.html>. Acesso em: 10. fev. 2021.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2. ed. São Paulo: 34, 2010.

DONDIS, A. Donis. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DUARTE JUNIOR, João Francisco. Por que arte-educação? 6. ed. Campinas: Papirus, 2012.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 2012.

FOULKES, Benjamin Mayer. Más allá de la mirada. Disponível em: . Acesso em: 10. dez. 2020.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.

JANELA da Alma. Direção de Direção de João Jardim e Walter Carvalho. São Paulo: Dueto Filmes, 2001. (73 min.), DVD, son., color.

KOSMINSKY, D. Visualidade e visualização: olhar, imagem e subjetividade. In: SZANIECKI, B. et. al. Dispositivo fotografia e contemporaneidade. Rio de Janeiro: NAU, 2013.

MAIA, João. Conheça João Maia, o fotógrafo cego, 2017. Disponível em: <https://college.canon.com.br/blog/conheca-joao-maia-o-fotografo-cego-56>. Acesso em: 10. dez. 2019.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

NUNES, Sylvia; LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt. O aluno cego: preconceitos e potencialidade. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 55-64, jun. 2010. Semestral.

OLIVEIRA, João Ganzarolli. Do essencial invisível: arte e beleza entre os cegos. Rio de Janeiro: Revan Faperj, 2002.

IBGE. Censo Demográfico 2010: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico-2010.html?edicao=9749&t=destaques >. Acesso em: 18. jan. 2020.

RATTON, Miguel B. Fundamentos de áudio. 2 ed. Rio de Janeiro: Music Center, 2007.

RODRIGUEZ, Ángel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: SENAC São Paulo, 2006.

SCHAEFFER, Pierre. Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé 1941-1942. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

SCHAEFFER, Pierre. Tratados de los objetos musicales. Madrid: Alianza, 1988.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 2003.

VYGOTSKI, Lev. S. Fundamientos da defctologia: obras escogidas V. Madrid: Visor, 1997.

Published

2024-07-12

How to Cite

COSTA, Ian; MELO, Cristianne. Fotografia, ensino e inclusão: Relato de experiência com alunos com deficiência visual. Journal of Education, Arts, and Inclusion, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0059, 2024. DOI: 10.5965/198431782012024e0059. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17451. Acesso em: 21 nov. 2024.