A linguagem teatral na alfabetização e letramento de jovens e adultos com necessidades educacionais especiais: uma experiência téorico-prática de formação docente
Keywords:
Educação de jovens e adultos, Necessidades educacionais especiais, Formação docente,Abstract
Este trabalho tem por objetivo analisar as experiências e aprendizados construídos a partir do projeto de alfabetização e letramento com uso da linguagem teatral, elaborado e executado por seis estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto foi desenvolvido com estudantes com necessidades educacionais especiais de duas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos do município do Rio de Janeiro. Trata-se de resultado da pesquisa baseada na metodologia da pesquisa-ação, com base na observação da atuação das bolsistas na escola e análise de seus relatórios, apoiando-se teoricamente em autores dos campos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial. Os resultados apontam que o teatro pode ser um importante aliado para diminuir as dificuldades de aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais especiais, contribuindo para a permanência deles na escola ao promover a elevação da autoestima e maior domínio da leitura e da escrita. Apontam a necessidade de a formação docente dar maior atenção à diversidade e de se pautar na perspectiva da inclusão.
Downloads
References
BARBOSA, C. S. Limites e possibilidades da contribuição do PIBID para a formação inicial e continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos. Revista Educere et Educare, vol. 2, n. 22, jul.-dez. 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
______. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Lei n.9394 de 20 de Dezembro de 1996. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.
______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n. 11/2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: CNE/CEB, 2000.
______. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n. 2/2001, de 11 de setembro de 2001. Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, MEC, 2001.
______. Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n.1/2002, de 18 de fevereiro de 2002. Instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior, Curso de Licenciatura, de Graduação Plena. Brasília, MEC, 2002.
______. Secretaria de Educação Especial. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência física. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2006.
______. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial/MEC. Brasília, jan. 2008.
______. Decreto 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências.
______. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n.02, de 1 de julho de 2015. Brasília, MEC, 2015. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 10 jun. 2018.
CABRAL, B. A. V. Mediação em teatro: o professor como artista e pedagogo. In: CONTIEIRO, L.; SANTOS, F. F. dos; FERNENDES, M V. de S. Pedagogia do teatro [recurso eletrônico]: prática, teoria e trajetórias de formação docente. Natal, RN: EDUFRN, 2018.
CONCÍLIO, V. O modelo de ação e a criação de BadenBaden. In: CONTIEIRO, L.; SANTOS, F. F. dos; FERNENDES, M V. de S. Pedagogia do teatro [recurso eletrônico]: prática, teoria e trajetórias de formação docente. Natal, RN: EDUFRN, 2018.
DESGRANGES, F. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.
DI PIERRO, M. C., VÓVIO, C. L.; ANDRADE, E. R. Alfabetização de jovens e adultos no Brasil: lições da prática. Brasília: UNESCO, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALVÃO, A. M. de O.; DI PIERRO, M. C. Preconceito contra o analfabeto. São Paulo: Cortez, 2007.
GENTILI, P. O Direito à Educação e as Dinâmicas de Exclusão na América Latina. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1059-1079, set.-dez. 2009.
GLAT, R.; PLETSCH, M. D. Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD. Brasília, 2018.
KLEIMAN, A. B. (Org.) Os significados do letramento. Campinas: Mundo das Letras, 1995.
LOPES, S. A. Considerações sobre a terminologia Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Revista Educação Especial, v. 27, n. 50, p. 737-750, set.-dez. 2014.
MAGALHÃES, R. de C. B. (Org.). Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2003.
MELETTI, S. M. F.; BUENO, J. G. S. O impacto de políticas públicas de escolarização de alunos com deficiência: uma análise dos indicadores sociais no Brasil. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 33, p. 367-383, mai.-ago. 2011.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório Mundial sobre a Deficiência/World Health Organization, The World Bank; tradução Lexicus Serviços Lingüísticos. São Paulo: SEDPcD, 2012.
PAIVA, J. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, v. 11 n. 33, p. 519-566, set.-dez. 2006.
PALAVIZINI, R. S. Uma abordagem transdisciplinar à pesquisa-ação. Terceiro incluído. Nupeat-Isea-UFG, v.2, n.1, p.67-85, jun.-jul. 2012.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SASSAKI, R. K. Inclusão, o paradigma da próxima década. Mensagem, Brasília, v. 34, n. 83, p. 29, 1998.
SAVIANI, D. O ensino de resultados. Folha de São Paulo, São Paulo, 29 abril, 2007, p.3.
SOARES, A. Alunos PNEEs na EJA: sujeitos de direitos e complexidade. In: COSTA, R. P.; VIANNA, V. M. Entrelaçando olhares por uma educação planetária. 1 ed. Rio de Janeiro: Caetés, 2014.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999.
THE WARNOCK REPORT. Special Education Needs: Report of Committee of Enquiry into the Education of Handicapped Children and Young People. London: Her Majesty’s Stationery Office, 1978.
VILLAÇA, L. de C. Arte-educação: a arte como metodologia educativa. Cairu em Revista, ano 03, n. 4, p. 74-85, jul.-ago., 2014.
UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha, 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.