A inclusão do conhecimento no ensino do desenho
Keywords:
Inclusão, Desenho, Método,Abstract
Este relato trata a inclusão na educação sob a perspectiva do discente, efetuando a inclusão deste a partir das suas capacidades de relacionar-se com o método, respeitando autonomia e cultura. Relata a experiência do uso de tecnologia webcam para modificar o método de aprendizado da prática do Desenho ligado ao programa Jovem Aprendiz numa instituição de ensino profissionalizante na cidade de Blumenau. A experiência de ensino resultou em uma pesquisa qualiquantitativa junto aos estudantes verificando a eficácia do método. Este relato tem como objetivo cartografar esta prática de aplicação instrumental e feedback[1]dos estudantes. A leitura inicia do olhar teórico sobre a prática, seguindo para análise do conjunto de dados com questões de ordem descritiva e objetiva,requerendo olhar quantitativo e apreciação escrita da estrutura teórica que segue a Metodologia de Educação Profissional proposta pela própria instituição de ensino.A análise está relacionada à inclusão do conhecimento nos diversos níveis das capacidades humanas, no ensino das artes para prática do desenho e busca abrir possibilidades a compreensão dos instrumentos facilitadores de aprendizado e métodos de ensino.
[1] Do inglês: retornar a informação. Utilizando pesquisa de opinião para ouvir o posicionamento dos discentes sobre a prática.
Downloads
References
BRASIL. Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Presidência da República,
Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 19 dez. 2000. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2018.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23ª Ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade.29 Ed. Editora Paz e Terra: São Paulo, 1997.
MELCHIORETTO, Albio Fabian. RAASCH, Miriam Carla.Contribuições do uso das redes sociais virtuais no ensino. E-tech: tecnologias para a competitividade industrial. Florianópolis, n. Especial Educação, 4ª Ed, 2014, p. 123 – 134. Disponível em <http://revista.ctai.Metodologia de Ensino 2013 .br/index.php/edicao01/article/view/395/369>. Acesso em: 09 ago. 2015.
METODOLOGIA DE ENSINO. Metodologia de educação profissional.Departamento Nacional: Brasília, Agosto de 2013. Disponível em <https://www.oitcinterfor.org/sites/default/files/file_publicacion/MSEP_Documento.pdf>. Acesso em 23.09.2019.
MOURA, Mônica. Design para o sensível: Política e ação social na contemporaneidade. Revista ENSINARMODE. Florianópolis, Ano 1, n.3, Junho-Setembro de 2018, p.44-67. Disponível em <http://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode/issue/view/Dossi%C3%AA%202>. Acesso em 23.09.2019.
SIBÍLIA, Paula. Entre redes e paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.