O emprego de suportes historicamente rejeitados pela tradição artística no ensino de Artes Visuais
Keywords:
Ruptura, Ensino de Arte, Artes visuais, Arte povera,Abstract
Este pesquisa analisa a metodologia de ruptura do suporte elaborada para o ensino de artes visuais na E.M.E.B “Engenheiro Agrônomo Urbano de Andrade Junqueira” da cidade de Guará. O objetivo desta pesquisa é identificar abordagens de ensino capazes de suplantar a falta de recursos materiais, informacionais e instrumentais e de aproximar o universo das artes visuais da realidade sociocultural dos educandos. A proposta metodológica desenvolvida consistiu na utilização de materiais historicamente rejeitados pela tradição artística na produção de esculturas, pinturas, desenhos e gravuras. Tal metodologia teve inspiração no movimento italiano da arte povera, que defendia a utilização de suportes não convencionais como forma de promover o fim da barreira entre a arte e o proletariado. A pesquisa-ação correspondeu à metodologia empregada durante todo o percurso investigativo. Os resultados obtidos apontam que a falta de material e instalações adequadas não deve se transformar em empecilho para o ensino de artes visuais, já que o emprego de materiais diversos e de variedade técnica permitiu o enriquecimento das experiências artísticas vivenciadas pelos alunos. A relevância deste estudo está em fornecer subsídios a professores que não dispõem de recursos importantes para o ensino de artes visuais nas instituições onde atuam.
Downloads
References
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. 2ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BUORO, Anamélia Bueno. O Olhar em Construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
CONTE, Lara; MARANIELLO, Gianfranco; PENONE, Ruggero. Limites sem limites: desenhos e traços da Arte Povera. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2014. 120 p. Catálogo de exposição, 22 ago - 02 nov. 2014. Fundação Iberê Camargo.
FISHER, Ernest. A necessidade da arte. 9 ed. Rio de Janeiro. Guanabara, 1987.
GERMANO, Beta. A obra de Mario Merz em 5 tempos: Mostra reúne trabalhos importantes do artista. Disponível em: < http://casavogue.globo.com/Colunas/Gemada/noticia/2015/07/obra-de-mario-merz-em-5-tempos.html > Acesso em 21 Abr. 2016.
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MARTÍ, Silas. Kounellis criou arte da presença incomoda. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 fev. 2017, Caderno Ilustrada, C.5.
PIMENTEL, Lucia Gouvêa. O ensino de arte e sua pesquisa: possibilidades e desafios. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Caderno do professor: arte, ensino fundamental – 5a série, vol. 01. São Paulo: SEE, 2008.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Caderno do professor: arte, ensino fundamental – 7a série, vol. 01. São Paulo: SEE, 2008.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Caderno do professor: arte, ensino fundamental – 7a série, vol. 02. São Paulo: SEE, 2008.
SOUZA, Alcídio M. Artes Plásticas na Escola. 2 ed. Rio de Janeiro: Bloch, 1970.
STRICKLAND, Carol. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. 3 ed. Rio de Janeiro: 1999.
TATE MODERNO GALLERY. Zero to infinity: Art Povera 1962 – 1972. London: Tate Moderno Gallery, 2001. Catálogo de exposição. 31 mai - 19 Ago. 2001. Tate Moderno Gallery.
VENDRAMI, C. O imaterial do material: um relato sobre questões éticas que envolvem a escultura de Luciano Fabro. Eletras, vol. 18, n.18, jul. 2009. Disponível em < http://www.utp.br/eletras/ea/eletras18/texto/AV_resumo_18.1_Carla_Vendrami_O_imaterial_do_material.pdf > Acesso em: 06 mar. 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.