O que se pode aprender com projetos de Cultura Visual em espaços não formais de aprendizagem

Autores

  • Maria Emilia Sardelich Universidade Federal da Paraíba
  • Apolônia Maia dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Joana Gaviraghi Brustolin Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Cultura Visual, Estado do Conhecimento, Levantamento Bibliográfico, Educação Não-Formal

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa A Cultura Visual no Brasil: o estado do conhecimento no período de 2005-2015, que vem sendo realizada pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Artes Visuais (GPEAV), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O recorte apresentado refere-se ao levantamento bibliográfico realizado nos Anais dos Encontros da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), no período 2005-2015, destacando os trabalhos no campo de estudo da Cultura Visual desenvolvidos em espaços não formais de aprendizagem. A expressão espaços não formais de aprendizagem alude aos territórios que acompanham as trajetórias de vida de grupos e indivíduos, locais que, apesar de se situarem fora das escolas, neles também ocorrem processos de aprendizagem intencionais. Os resultados apontam que a produção acadêmica em Cultura Visual apresentada nos Encontros da ANPAP vem crescendo anualmente e a discussão no âmbito educacional atrai grande parte dos pesquisadores do campo, porém é reduzido o número de projetos que foquem a Educação não formal. As experiências relatadas nos trabalhos analisados fomentaram as aprendizagens teórica, cognitiva, cultural, linguística, simbólica, social, reflexiva e ética. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Emilia Sardelich, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação, professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação (CE), Departamento Metodologia da Educação (DME) e Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE). Atua na área de Didática e Ensino de Arte, cursos de Licenciatura, modalidades presencial e a distância.Integra o Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV/UFPB). 

Apolônia Maia dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, pela UFPB. Gestora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Ibiapina, em João Pessoa (PB). Integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes (GPEAV) da UFPB.

Joana Gaviraghi Brustolin, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Artes Visuais, Licenciatura Plena em Desenho e Plástica, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa Arte Impressa (UFSM) e colaboradora do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes (GPEAV) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

ANAIS ANPAP 2005. ENCONTRO DA ANPAP, 14, 2005, Goiânia, GO. Anais... v. 1. Goiânia: ANPAP, 2005.

ANAIS ANPAP 2006. ENCONTRO DA ANPAP, 15, 2006, Salvador, BA. Anais... Salvador: ANPAP/ UNIFACS, 2006.

ANAIS ANPAP 2007. ENCONTRO DA ANPAP, 16, 2007, Florianópolis, SC. Anais...Florianópolis: ANPAP/ UDESC, 2007.

ANAIS ANPAP 2008.ENCONTRO DA ANPAP, 17, 2008, Florianópolis, SC. Anais...Florianópolis: ANPAP/ UDESC, 2008.

ANAIS ANPAP 2009. ENCONTRO DA ANPAP, 18, 2009, Salvador, BA. Anais...Salvador: ANPAP / EDUFBA, 2009.

ANAIS ANPAP 2010. ENCONTRO DA ANPAP, 19, 2010, Cachoeira, BA. Anais...Salvador: EDUFBA, 2010.

ANAIS ANPAP 2011. ENCONTRO DA ANPAP, 20, 2011, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro: ANPAP, 2011.

ANAIS ANPAP 2012. ENCONTRO DA ANPAP, 21, 2012, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro: ANPAP, 2012.

ANAIS ANPAP 2013. ENCONTRO DA ANPAP, 22, 2013, Belém, PA. Anais... Belém: ANPAP; PPGARTES / ICA / UFPA, 2013.

ANAIS ANPAP 2014. ENCONTRO DA ANPAP, 23, 2014, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte: ANPAP; UFMG, PPGA, 2014.

ANAIS ANPAP 2015. ENCONTRO DA ANPAP, 24, 2015, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: ANPAP; UFSM, PPGART; UFRGS, PPGAV, 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Prefácio. In: SPOSITO, Marilia Pontes (coord.). O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Belo Horizonte, MG : Argvmentvm, 2009. p. 7-9.

DIAS, Ronne F. Carvalho; MARTINS, Raimundo. Mediações construtivas com as máscaras de Mazagão: interações possíveis entre educação e cultura visual. In: ANAIS ANPAP 2008.ENCONTRO DA ANPAP, 17, 2008, Florianópolis, SC. Anais...Florianópolis: ANPAP/ UDESC, 2008. p.1414-1424. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2008/artigos/128.pdf Acesso em 23/09/2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 25 ed. São Paulo, Paz e Terra, 2002.

GOHN, Maria Gloria. Educação não-formal na pedagogia social.. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, Proceedings online...Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2006.

GOHN, Maria Gloria. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação v. 16 n. 47, p. 333-353, mai.-ago. 2011.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal nas instituições sociais. Revista Pedagógica, v. 18, n. 39, p. 59-75, set/dez. 2016.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo: Editora 34, 1992.

GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Petrópolis: Vozes, 1999.

HADDAD, Sérgio (coord.). Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2002.

HERNÁNDEZ, Fernando. Elementos para una génesis de un campo de estudio de las prácticas culturales de la mirada y la representación. Revista Visualidades, v. 4, n. 1-2, p. 12-62, 2006.

LAMPERT, Jociele; PEDEMONTE, Francis Albrecht, SILVA, Leonardo Lima da; TOMMASIET, Maximilian. Entre Territórios, Cultura Visual e dispositivos relacionais: reflexões para o ensino de artes visuais. In: ANAIS ANPAP 2010. ENCONTRO DA ANPAP, 19, 2010, Cachoeira, BA. Anais...Salvador: EDUFBA, 2010. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/ceav/jociele_lampert.pdf Acesso em 23/09/2016.

MIRZOEFF, Nicholas. Cómo ver el mundo: una nueva introducción a la cultura visual. Barcelona, Paidós, 2016.

MITCHELL, William John Thomas. Teoria de la imagen. Madrid: Ediciones Akal, 2009.

MARTINS, Margarida Helena Camurça; XAVIER, Cleber Cardoso; GATTI, Thérèse Hofmann. Visualidades Cotidianas como estratégia educacional. In: ENCONTRO DA ANPAP, 24, 2015, Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria: ANPAP; UFSM, PPGART; UFRGS, PPGAV, 2015.p.898-906. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2015/comites/ceav/margarida_martins_cleber_xavier.pdf. Acesso em 23/09/2016.

SOUZA, Carlos Weinwe M. de. Arte, educação e estética no espaço da cidade: visualidades e não-visualidades. In: ANAIS ANPAP 2014. ENCONTRO DA ANPAP, 23, 2014, Belo Horizonte, MG. Anais... Belo Horizonte: ANPAP; UFMG, PPGA, 2014. p.2280-2292. Disponível em:

http://ptdocz.com/doc/661348/carlos-weiner-m.-de-souza. Acesso em 23/09/2016.

SPOSITO, Marilia Pontes (coord.). O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social (1999-2006). Belo Horizonte, MG : Argvmentvm, 2009.

Downloads

Publicado

01-12-2017

Como Citar

SARDELICH, Maria Emilia; SANTOS, Apolônia Maia dos; BRUSTOLIN, Joana Gaviraghi. O que se pode aprender com projetos de Cultura Visual em espaços não formais de aprendizagem. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 178–195, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9701. Acesso em: 21 dez. 2024.