Cultura e Educação na Amazônia Oriental: Práticas corporais na comunidade Parkatêjê
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317813022017008Palavras-chave:
Educação, Indígena, Comunidade Parkatêjê, Cultura indígena, Práticas Corporais.Resumo
É um estudo sobre as práticas corporais na comunidade Parkatêjê, localizada na Amazônia Oriental, no sudeste paraense. Tem como objetivo refletir sobre a educação escolar indígena e atividades corporais desenvolvidas no contexto cultural indígena desta comunidade. Para tanto, usa-se a metodológica qualitativa com enfoque na observação participante, caracterizada pelo estudo Etnográfico; traz ainda abordagem das narrativas orais através dos relatos dos mais velhos da comunidade Parkatêjê. É uma pesquisa de mestrado em andamento que tem um primeiro momento o estudo de treze práticas corporais, sendo estas organizadas a partir das atividades educacionais desenvolvidas na Escola Indígena Estadual de Educação Infantil, fundamental e Médio “Peptykre Parkatêjê” com os alunos indígenas. A pesquisa tem levantado dados importantíssimos a acerca dessas práticas – entendendo que elas levam consigo sentidos e significados muito importantes para a revitalização cultural dessa comunidade. As práticas corporais da comunidade em questão traz consigo um poder de endoculturação muito significativo para o processo educacional tradicional indígena dessa comunidade, levando em consideração os saberes que se encontram intrínsecos em cada uma dessas práticas. Palavras-chave: Educação Escolar indígena. Comunidade Parkatêjê. Cultura indígena. Práticas Corporais.Downloads
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