Fotografia para inclusão de jovens com necessidades especiais de educação
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317813012017200Palavras-chave:
Educação, Fotografia, Inclusão, Jovens, Artes,Resumo
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2011, apontam que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convive com alguma forma de deficiência, dentre as quais cerca de 200 milhões experimentam dificuldades funcionais consideráveis. Nos próximos anos, a deficiência será uma preocupação ainda maior porque sua incidência tem aumentado. Este relato de experiência apresenta um projeto de extensão de inclusão que tem como campo de estudo a questão da discriminação de adolescentes com necessidades especiais de educação. O objetivo dessa prática foi promover ações, via uma oficina de fotografia, que podem ampliar as possibilidades de inclusão e socialização no contexto de que fazem parte, de jovens em vulnerabilidade de exclusão social, vivenciando o sentimento de pertencimento no dia a dia da sociedade. Visando atender a esses objetivos, foi desenvolvido um projeto entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) de Porto Alegre e duas Escolas Municipais Especiais de Ensino Fundamental, entre os anos de 2013 e 2014. O projeto foi desenvolvido com uma turma de doze alunos, seis de cada escola, e foi acompanhado por duas professoras. Resultaram do projeto duas exposições com as imagens feitas por eles ao longo do curso; uma interna, no IFRS e outra externa, no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), resultante de uma seleção por edital.Downloads
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