Do trivial ao inusitado: a criação de selfies por adolescentes em sala de aula

la creación de selfies por parte de adolescentes en el aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782112025e0068%20

Palavras-chave:

smartphones, adolescentes , selfies, Cindy Sherman

Resumo

A intenção deste artigo é compartilhar algumas reflexões teórico-críticas e prático-didáticas acerca da compulsão contemporânea pela realização e difusão de selfies fomentada pela onipresença dos smartphones em nossas vidas e pensá-la no âmbito das salas de aula. Nesse sentido, exploramos também a integração dos smartphones e de seu universo de possibilidades em atividades de ensino e aprendizagem autorais e colaborativas no contexto da escola, especificamente, aulas de artes. Para isso, ademais de uma breve contextualização teórico-crítica do tema, apresentamos e propomos algumas considerações acerca de uma atividade desenvolvida, por uma das autoras do texto, em suas aulas de Artes para turmas dos Anos Finais - 8º e 9º anos - do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal, localizada na região periférica e limítrofe de Canoas, no Rio Grande do Sul-RS, no segundo semestre de 2018. Produzir e problematizar diferentes tipos de selfies possibilitou importantes indagações a respeito da espetacularização contemporânea da própria imagem e, nisso, também da onipresença dos celulares que a fomenta, discussões que nasceram em sala de aula e que buscamos expandir e compartilhar neste texto.

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Biografia do Autor

Rosângela Fachel de Medeiros, Universidade Federal de Pelotas

professora, pesquisadora, curadora e produtora cultural. Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/CAPES). Idealizadora e codiretora do Festival Internacional de Videoarte SPMAV - FIVA SPMAV (UFPel) e do Festival Internacional de Videodança – FIVRS (UFPel/ECARTA). Integra a Comissão Executiva da Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales - RedINAV. É colíder do grupo de pesquisa Audiovisual Latino-Americano no Século XXI - OfCine (IFRS/CNPq) e integra os grupos de pesquisa Caixa de Pandora: Estudos em Arte, gênero e Memória (UFPel/Cnpq), GIPE-Corpo (UFBA/Cnpq) e PRALA - Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano (UFF/Cnpq). Professora visitante do Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Interesses de investigação e de atuação acadêmica, cultural e artística relacionados às audiovisualidades latino-americanas contemporâneas, especialmente, em relação aos enquadramentos de corporalidades, sexualidades e gênero.

Rosana Fachel de Medeiros , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Séries Iniciais (2004) e Educação Infantil (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização (2007), em Educação Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental pela UFRGS. Realizou mestrado (2010), doutorado (2018) e pós-doutorado (2020) em Educação e Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Integra o grupo de pesquisa em educação e arte - GEARTE e é professora da Rede Municipal de Ensino em Canoas-RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Série Iniciais do Ensino Fundamental. Interesses de pesquisa: imagens, leitura de imagens, artes visuais, arte/ educação, educação.

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Publicado

05-05-2025

Como Citar

MEDEIROS, Rosângela Fachel de; MEDEIROS , Rosana Fachel de. Do trivial ao inusitado: a criação de selfies por adolescentes em sala de aula: la creación de selfies por parte de adolescentes en el aula. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. e0068, 2025. DOI: 10.5965/198431782112025e0068 . Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/23611. Acesso em: 22 maio. 2025.